Catalão

Jardel Sebba gastou 15 milhões com publicidade em Catalão

Relatório aponta que o ex-gestor tucano gastou 5 vezes mais que o atual prefeito Adib Elias, com publicidade e propaganda.

Redação

Relatório divulgado nas redes sociais, na última sexta-feira (26), destacou os gastos com publicidade realizados na gestão do ex-prefeito Jardel Sebba (PSDB) e fez um comparativo com os valores utilizados pelo atual prefeito de Catalão, Adib Elias (Podemos).

Segundo o relatório, o ex-prefeito gastou durante a gestão 2013/2016 o total de R$ 15. 100. 277,16 milhões de reais com publicidade e propaganda, média de R$ 350 mil reais por mês. O relatório não aponta os gastos com folha de pagamento da Secretaria de Comunicação, que se incluídos ultrapassa R$ 17 milhões de reais.

Ainda segundo o documento divulgado, a atual gestão sob comando de Adib Elias gastou durante a gestão 2017/2020, aproximadamente R$ 12 milhões a menos que o ex-gestor. Adib gastou R$ 3.274.311,45 milhões de reais em 42 meses de governo.

A Diretora de Comunicação da Prefeitura, Thaís Simões, divulgou a informação após o vereador Sousa Filho (MDB), questionar os gastos com publicidade da atual gestão, alegando que o prefeito usa dinheiro da pasta para bancar veículos de informação para difamar a atuação dele como parlamentar.

Thaís compara os gastos em sua publicação e afirma que o vereador e ex-secretário de educação da gestão Jardel Sebba está sendo leviano ao acusar a gestão de utilizar indevidamente os recursos da pasta.

Veja a postagem da Diretora

Estamos acompanhando a trajetória do vereador Sousa Filho nos meios de comunicação da cidade, questionando os valores gastos pela atual gestão na área de Comunicação. O que ele não esperava, com toda certeza, é que esse valor seria bem abaixo da média que outras Prefeituras gastam, ou mesmo 5 vezes menor, do que o valor gasto pela gestão passada (2013-2016). Enquanto o ex-prefeito Jardel Sebba gastou mais de R$15 milhões com publicidade, o atual prefeito, Adib Elias, gastou apenas R$ 3 milhões. A pergunta que não quer calar: _Porque será que o vereador Sousa Filho, não quis saber quanto a gestão Sebba gastava em publicidade? Será porque participava do governo e portanto, não era interessante? Muito estranho, esse valor estrondoso, gasto na gestão ao qual fazia parte, ter passado desapercebido por ele. Pois bem, o que motivou o vereador a questionar os gastos de publicidade da atual gestão? O vereador declara que “apanha de blogs”, e afirma que isso acontece pelos mesmos serem financiados pela Prefeitura. Ou seja, a motivação é pessoal. Ele não admite a liberdade de imprensa dos profissionais da área. Claro que a Prefeitura de Catalão, comprovadamente, realiza campanhas de publicidade que são divulgadas por diversos meios de comunicação da cidade, inclusive blogs. Mas todos os pagamentos são por veiculações institucionais, ou seja, são apenas para divulgar ações propositivas do poder público municipal que interessam a população (obras, benefícios, anúncios de utilidade pública, campanhas na área da saúde, meio ambiente… etc).Portanto, totalmente descabida e até fantasiosa essa acusação de que a Secretaria Municipal de Comunicação financia ataques pessoais ao nobre edil. Talvez seja mais fácil creditar à administração as críticas que recebe, do que admitir que não agrada a alguns cidadãos de bem, que por legitimidade possuem o direito de desaprovar seus atos como vereador. Todos nós sabemos que o prefeito Adib Elias tem uma linha de administrar totalmente diferente do ex- gestor de Catalão, Jardel Sebba. E uma das diferenças são os gastos com publicidade. Enquanto o ex – prefeito abusou dos valores, Adib Elias não priorizou esse tipo de gasto. Ele investe o mínimo possível na área, para economizar e poder investir em outros projetos para o município. Talvez por isso, é considerado um exímio administrador e consegue fazer tantas obras, diferentemente do ex-prefeito ao qual Sousa apoiava. Só para compararmos, em média, Jardel Sebba gastava em torno de R$350 mil reais por mês com comunicação, enquanto Adib Elias gasta cerca de R$ 60 mil mensais. É nítida a diferença de valores, é nítido que o vereador Sousa Filho tem opiniões viciadas e levianas. O mesmo faz acusações, cria factoides por questões partidárias, pessoais e derivadas do seu posicionamento político. E pelo seu discurso, sempre acusatório e raivoso, dá para observar que não prioriza interesses da coletividade, e sim os próprios. Estaremos divulgado alguns contratos estrondosos da gestão ao qual Sousa fez parte. E com toda certeza, ficarão revoltados, pois não é normal por exemplo, gastar cerca de R$ 700 mil com outdoors. Um absurdo, como tantos outros atos praticados na época em que o vereador fazia vistas grossas. Como a quantidade de notas liquidadas pela gestão anterior é muito grande, gerando muitas páginas e muitos relatórios, vamos divulgar abaixo, apenas a última página da relação de pagamentos do período de 2013 a 2016, e também da atual gestão, constatando o total de gastos de ambas. Entretanto, todas as páginas estarão a disposição da população e dos meios de comunicação do município, na SECOM (Secretaria Municipal de Comunicação).

Thaís Simões Costa.

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