IPVA 2023: prazos para últimas parcelas ou para pagamento à vista estão próximos do fim; veja calendário
Detran reforça que, quem optou pelo parcelamento, mas não pagou uma ou mais parcelas anteriores, agora deve quitar o imposto emitindo parcela única

Veículos com placas final 0 têm até esta sexta-feira (22) para pagar a 9ª e penúltima parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023, em Goiás.
Os demais grupos, placas com final 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, seguem agora para o pagamento da 10ª parcela, ou para a quitação total à vista do IPVA, mais o licenciamento anual (CRLV).
A emissão do boleto do IPVA 2023 precisa ser feita pelo contribuinte diretamente no site do Detran Goiás ou pelo aplicativo Detran GO ON.
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) reforça que, quem optou pelo parcelamento, mas não pagou uma ou mais parcelas anteriores, agora deve quitar o imposto em uma cota única. O contribuinte poderá emitir o boleto, que conterá o valor residual, e efetuar o pagamento.
O gerente do IPVA da Secretaria da Economia, Jorge Arêas, alerta para as penalidades previstas na legislação por não quitar o imposto anual até a data-limite estabelecida no calendário divulgado pelo Governo de Goiás.
“Quem perde o prazo perde benefícios: redução da base de cálculo de 50% do veículo 1.0, desconto de até 10% para os inscritos no programa Nota Fiscal Goiana, redução de 1% da locadora, além de pagar com penalidade e atualização”, enumera Jorge Arêas.
Vale lembrar que o Governo de Goiás isenta do pagamento do IPVA veículos a partir de 15 anos de uso, pessoas com deficiência (PCD), ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar, além de veículo novo no ano da sua aquisição, adquirido em concessionária goiana.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/G/L/bbV29oQcaVhiuqFTA6Kw/calendario.png)