Ipameri: Jornal de Rio Verde divulga pesquisa suspeita que coloca Bartô na liderança
Rio Verde está a 400 quilômetros de Ipameri. Marqueteiro da campanha de Bartô atua nas duas regiões
Redação
O Jornal Somos, com atuação em Rio Verde, região sudoeste do estado de Goiás, divulgou recente pesquisa realizada pelo Instituto Directa, onde avaliou a intenção de votos para prefeito na cidade de Ipameri. Segundo informado o candidato Bartô (DEM), lidera as pesquisas com 36,66%.
Na divulgação não houve a manifestação dos motivos que levam um jornal virtual com atuação em município distante 400 quilômetros a contratar e divulgar uma pesquisa. Outro fator que chama atenção é o fato do marqueteiro da campanha de Bartô atuar em Ipameri e na região de Rio Verde.
Em cada eleição é cristalino que candidatos adotam institutos para realizarem pesquisas, em sua maioria, desconhecidos do público, o que gera uma guerra de números que confunde o eleitorado. Numeros são divulgados massivamente pelos candidatos, o que pode levar o eleitor que não observa a credibilidade dos Institutos ao erro.
Segundo o promotor eleitoral, Cassius Marcellus, em reportagem ao Jornal Opção, as pesquisas eleitorais podem ser usadas para confundir as intenções de votos e cabe ao eleitor observar o sentimento da cidade. “É interessante ter o histórico e saber como foi a participação em eleições anteriores. O eleitor precisa aferir a credibilidade. É importante que o eleitor que consumir essas informações, se preocupe em saber a procedência, porque, por vezes, o instituto cumpre formalmente e exigências, mas não tem a credibilidade e metodologia para divulgar informação crível e candidatos usam disso para manipular o eleitor”, pontua Cassius
Segundo um coordenador político em Ipameri, o Instituto Directa tem histórico de erros em eleições passadas na cidade. “Esse Instituto e outros já realizaram pesquisas em Ipameri e não possuem históricos de acerto na cidade. Agora esse Directa colocou o candidato mais rejeitado em todas as outras pesquisas divulgadas em Ipameri em primeiro lugar. Isso é querer enganar o povo da forma mais torpe possível, comentou o coordenador.