Prouni

Inscrições para bolsas remanescentes do Prouni encerram hoje

A classificação será por ordem decrescente da pontuação obtida no Enem. Resultado será divulgado nesta sexta-feira (07)

As inscrições para o processo seletivo de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni), para o primeiro semestre deste ano serão encerradas às 23h59 de hoje, 04/05. Para se inscrever basta acessar a página do Prouni: http://prouniportal.mec.gov.br/. O resultado será divulgado na sexta-feira, 07/05.

As bolsas remanescentes são aquelas não preenchidas no processo seletivo, nas duas chamadas regulares e também na lista de espera do programa. Elas acontecem quando há desistência dos candidatos pré-selecionados ou falta de documentação. Ainda não foi divulgada a quantidade de vagas remanescentes pelo Ministério da Educação (MEC). Neste semestre, o Prouni ofereceu mais de 162 mil bolsas. 

O Prouni é um programa desenvolvido pelo governo federal que disponibiliza bolsas de estudo integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Para conseguir bolsa integral é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

É preciso que o estudante tenha concluído ensino médio em escola da rede pública ou privada, desde que na condição de bolsista integral. Outra informação importante é que os professores também podem disputar uma bolsa, porém, nesse caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.

Classificação

O MEC publicou a Portaria nº 212/2021 que estabelece uma nova regra para a classificação dos candidatos que disputam uma vaga referente a bolsas remanescentes do Prouni. Agora, a classificação dos inscritos em cada um dos processos de ocupação de vagas remanescentes do Prouni vai considerar a média aritmética simples das notas obtidas nas cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que são a de linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e a prova de redação.

A classificação ocorrerá na ordem decrescente da pontuação obtida no Enem na opção de curso, turno, local de oferta e instituição de ensino para o qual se inscreveu, observado o limite de bolsas do Prouni disponíveis em cada período de inscrição.

A seleção que começa hoje será a primeira edição do processo de ocupação de bolsas remanescentes em que a classificação dos candidatos se dará por ordem de melhor desempenho obtido no Enem, considerando qualquer das edições do exame ocorridas nos últimos dez anos. Para o candidato que fez mais de um Enem será considerada, para efeito da classificação, a edição em que ele tenha obtido a maior média no conjunto de provas. Até então, valia a prova mais recente do exame.

Para isso, o candidato deve ter obtido 450 pontos no conjunto de provas do Enem e não ter tirado zero na redação.

O estudante que for classificado para uma vaga remanescente deve entregar, na instituição de ensino para a qual for classificado, a documentação que comprove as informações declaradas no ato da inscrição. O prazo é de 10 a 13 de maio.

Com informações da Agência Brasil

Deixe uma resposta