Itumbiara

Homem agride fiscal de energia após ser pego com ‘gato’ em residência de Itumbiara

Proprietária do imóvel onde "gato" foi identificado também foi presa por furto de energia. Somente em 2025, 103 pessoas já foram detidas

Um homem de 28 anos foi preso por agredir um fiscal terceirizado da Equatorial Goiás após ser flagrado em um furto de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em uma residência de Itumbiara. A prisão ocorreu na quarta-feira (16) e o suspeito segue à disposição da Justiça.

Segundo a investigação, técnicos e fiscais da Equatorial realizavam uma operação, com o apoio da Polícia Militar, no Setor Paranaíba, quando identificaram indícios de adulteração na casa após constatarem um consumo abaixo do habitual. Durante a fiscalização, eles perceberam que havia um desvio de energia antes de realizarem a medição, o que configura furto.

Os profissionais explicaram para o suspeito que ele seria autuado pelo crime e o homem se exaltou, ofendeu e agrediu o fiscal. Os policiais tiveram que intervir e efetuaram a prisão em flagrante, enquanto a Polícia Civil e a Polícia Científica faziam a perícia no local. Após o laudo confirmar o “gato”, o suspeito foi levado para a delegacia, onde recebeu autuações por furto de energia elétrica, vias de fato, ameaça e injúria contra o fiscal.

No local, a polícia descobriu que a casa era alugada e acionou a proprietária do imóvel, que também foi presa por furto de energia elétrica. Os dois seguem à disposição da Justiça.

Em nota, a Equatorial Goiás confirmou os fatos e destacou que o furto de energia pode causar acidentes graves, como sobrecargas, curtos-circuitos, incêndios e choques elétricos. A empresa também ressaltou a importância da participação da população no combate ao crime e reforçou que denúncias podem ser feitas de forma anônima por meio da Central de Atendimento, pelo número 0800 062 0196.

Apenas em 2025, 181 operações foram realizadas, o que resultou em 103 prisões por irregulares no sistema elétrico. Desde o início da concessão, em 2022, 289 pessoas foram presas.

Preso por gato

O dono de uma distribuidora de bebidas foi preso em flagrante pela Polícia Civil em Goiânia por suspeita de furtar energia elétrica. A prisão ocorreu no Bairro Residencial Kátia, após a concessionária Equatorial Goiás denunciar a subtração de energia elétrica por meio de ligação direta, conhecida como “gato”.

Peritos verificaram que a ligação direta foi feita sem que os fios passassem pelo aparelho de aferição e que o medidor não registrava consumo de energia há cerca de três meses. O proprietário admitiu ter feito a ligação clandestina após o aparelho queimar, mas não acionou a Equatorial para solicitar a troca.

Deixe uma resposta