Infraestrutura

Governo de Goiás e Aclara Resources firmam protocolo para instalação de unidade de mineração em Nova Roma

Durante o encontro, Adib Elias destacou o impacto positivo do empreendimento para a região

Na tarde desta terça-feira (18), o secretário de Estado de Infraestrutura, Adib Elias, recebeu o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Joel Santana, e representantes da empresa Aclara Resources Mineração para a assinatura de um protocolo de intenções que viabiliza a implantação de uma unidade industrial de mineração no município de Nova Roma, em Goiás. O projeto, que prevê um investimento de R$ 2,8 bilhões, promete transformar a economia local e estadual, gerando até 3.200 empregos diretos e 2.500 indiretos.

Durante o encontro, Adib Elias destacou o impacto positivo do empreendimento para a região. “Além de impulsionar a economia, este projeto vai elevar o desenvolvimento econômico e social de todo o Estado. A Secretaria de Infraestrutura está comprometida em ampliar a infraestrutura da região para facilitar o acesso e a execução do projeto”, afirmou.

A Aclara Resources, empresa de origem chilena especializada na extração de terras raras, traz ao Brasil um modelo de mineração sustentável. A tecnologia utilizada dispensa o uso de explosivos, não gera resíduos líquidos e elimina a necessidade de barragens de rejeitos. Além disso, a empresa alcança um índice de 95% de reaproveitamento da água utilizada em seus processos, reforçando seu compromisso com práticas ambientalmente responsáveis.

O projeto terá duração de dois anos para a construção da unidade, período em que começará a geração de empregos. A previsão é que a produção inicie em 62 meses, consolidando Nova Roma como um polo estratégico para a mineração sustentável no Brasil.

A iniciativa representa um marco para o desenvolvimento econômico de Goiás, alinhando crescimento industrial e preservação ambiental, e reforça a atração de investimentos de grande porte para o Estado.

Deixe uma resposta