Governo cria comitê para combater aglomerações em cidades turísticas em Goiás
A decisão foi tomada após o grande número de aglomerações registrado no feriado do 7 de setembro nos municípios considerados pontos turísticos em Goiás
Redação
O governador Ronaldo Caiado, após videoconferência realizada ontem (09), com prefeitos de 16 municípios e com representantes do Ministério Público de Goiás (MP-GO), decidiu criar um comitê permanente de atuação no enfrentamento à Covid-19, nas cidades turísticas do estado nos próximos feriados prolongados. A decisão ocorreu após a aglomeração registrada no feriado de 7 de setembro nos municípios considerados pontos turísticos goianos, como Pirenópolis, Aruanã e Caldas Novas. Tais cidades ficaram lotadas de turistas de vários locais do país e que transitavam sem o uso de máscaras.
Hugo Deleon, prefeito de Três Ranchos, também participou da videoconferência. Antes do feriado, o Blog do Badiinho havia informado que a procura por casas de veraneio na cidade foi grande, com reservas em quase 100%. Entretanto, mesmo com a flexibilização, o decreto vigente ainda proíbe aglomeração de pessoas nas casas, chácaras e locais públicos, e o prefeito afirmou que a fiscalização seria intensificada, inclusive com barreiras sanitárias. Não foi divulgado o número de turistas que visitaram Três Ranchos durante o último feriado.
Foi do prefeito de Caldas Novas, Evandro Magal, a sugestão de criação do comitê e foi prontamente acatada por Caiado, que indicou como integrante o comandante geral da Polícia Militar, coronel Renato Brum e os secretários Fabrício Amaral (Turismo) e Tony Carlo (Comunicação). Também devem participar representantes do Ministério Público e da Secretaria de Estado da Saúde.
De acordo com o governador, a situação requer, além de um reforço nas medidas de conscientização da população, a adoção de punições mais rígidas.
GO Notícias com informações do Dia on line