MEI

Goiás bate recorde de abertura de MEIs em 2025

Estado já registrou 106.105 novas aberturas de Microempreendedores Individuais (MEIs) em 2025, segundo levantamento Juceg

Goiás já registrou neste ano 106,1 mil novas aberturas de Microempreendedores Individuais (MEIs), segundo levantamento da Junta Comercial de Goiás (Juceg). O número já supera todo o ano de 2024, quando foram contabilizados 105,7 mil registros. O que marca um recorde histórico três meses antes do encerramento do ano.

De acordo com o presidente da Juceg, Euclides Siqueira, o crescimento expressivo no número de MEIs acompanha a tendência nacional. Mas também reflete os esforços locais em ampliar as oportunidades para os pequenos empresários. “O salto reforça a importância do segmento na geração de receita, inclusão produtiva e fortalecimento dos negócios”, destaca.

Entre as principais iniciativas de apoio está o programa Mais Crédito, que oferece empréstimos de até R$ 30 mil para microempreendedores. Com juros reduzidos e condições diferenciadas. Para financiamentos acima de R$ 5 mil, o Fundo Garantidor de Crédito (Fundec), criado pelo governo de Goiás, atua como garantidor das operações, facilitando o acesso ao crédito.

Serviços

Segundo levantamento do Sebrae, divulgado em junho de 2025, os microempreendedores individuais já representavam 77% dos pequenos negócios abertos no país até maio.

Em Goiás, o destaque fica para o setor de serviços. Registrou um aumento de 30,1% na abertura de MEIs nos cinco primeiros meses do ano, em comparação com 2024. Esse desempenho demonstra a força do segmento como porta de entrada para o mercado de trabalho e geração de renda.

Deixe uma resposta