Glaustin e Waldir se movimentam para disputar a Prefeitura de Aparecida de Goiânia em 2024
Glaustin foi reeleito deputado federal em 2022. Já Waldir foi candidato ao Senado e não teve êxito
A movimentação política do prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano (Patriota), ocorre em um contexto em que outros nomes começam a ser ventilados para disputar o Executivo na próxima eleição, como os dos deputados federais Glaustin da Fokus (PSC) e Delegado Waldir (União Brasil). Glaustin foi reeleito deputado federal em 2022. Já Waldir foi candidato ao Senado e não teve êxito.
Em relação às movimentações políticas, Glaustin disse ao jornal O Popular que tem dialogado com lideranças. O parlamentar diz que já conversou com outros deputados federais e com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil). De acordo com Glaustin, Caiado sinalizou que “abençoa o projeto”.
Apesar de ter o nome citado nos bastidores, Waldir nega que esteja articulando pela candidatura e afirma que a discussão é prematura. No entanto, o deputado também argumenta que teve boa votação tanto em Aparecida quanto em Goiânia em 2022 e tem sido consultado por lideranças sobre a possibilidade de ser candidato a prefeito em uma das duas cidades.
Em relação a Aparecida, Waldir afirma que há divisão política na cidade e “necessidade de renovação” no comando na prefeitura. Já sobre a capital, o deputado disse que acompanha pela imprensa o “grande desgaste da gestão municipal”, contextualizou ao O Popular.
Para o delegado, sua candidatura para o Executivo em qualquer das duas cidades deve passar por orientação de Caiado, presidente do União Brasil em Goiás. Waldir afirmou que o governador o convidou para ser candidato em Aparecida em 2020. No entanto, seu grupo havia feito compromisso de apoiar a candidatura de Gustavo Mendanha (Patriota).
Naquele ano, Waldir era presidente do PSL em Goiás. Em fevereiro de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a fusão entre PSL e DEM, processo que formou o União Brasil.