Fies abre inscrições para mais de 58 mil vagas remanescentes
Inscrições já estão abertas e interessados têm até a próxima quinta-feira (30/10) para manifestar o interesse na oportunidade

O governo federal está com mais de 58 mil vagas remanescentes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O prazo para inscrição foi aberto nesta quinta-feira (23/10) e o interesse em concorrer pode ser formalizado até 23h59 (horário de Brasília) da próxima quinta-feira (30/10).
As 58 mil vagas abertas para o Fies pertencem a 10.319 cursos/turnos de graduação, em 690 instituições privadas de educação superior de todo o país. A inscrição pode ser realizada no site do Fies.
Veja os requisitos cumulativos para inscrição:
- Tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, obtido nota superior a 450 pontos na média aritmética das cinco provas do Enem, além de nota diferente de zero na prova de redação.
- Ter renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.
- É vedada a participação de quem fez o Enem apenas na condição de treineiro.
A seleção é regida pelo edital nº 21/2025. O texto prevê que o resultado com a ordem de classificação e da pré-seleção será divulgado no dia 4 de novembro deste ano.
Os selecionados deverão comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior escolhida nos dias 5 e 6 de novembro, no horário de atendimento da própria instituição.
Na CPSA o candidato deve apresentar documentação para comprovar as informações declaradas na inscrição. Conforme o Ministério da Educação (MEC), o edital estabelece que 50% das vagas remanescentes serão reservadas para os candidatos com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Para concorrer a esta parcela de 50% das vagas, os candidatos também poderão solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais. O próprio sistema do Fies fará a identificação dos candidatos que tenham direito a esta reserva de vagas por meio da base de dados do CadÚnico, fornecida ao MEC pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Parte das vagas está previamente destinada aos candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Esta distribuição deverá respeitar a proporção da população na unidade da Federação onde está instalada a instituição de ensino, levando em conta o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2025, a oferta de vagas pelo MEC foi de mais de 112 mil nos processos seletivos regulares do Fies com ingresso previsto no primeiro e segundo semestres do ano. O atual processo seletivo é o último do ano para o Fies, conforme o governo federal. Ele contempla as vagas não preenchidas na última edição.




