Festival

Festichã: Festival de Músicas de Matrinchã recebe inscrições até 10 de abril

Edição vai homenagear Maria Eugênia

O Festival de Músicas da Região do Rio Vermelho, o Festichã, está com inscrições abertas até o dia 10 de abril. O evento, que será realizado em Matrinchã de 21 a 23 de abril, chega à 24ª edição com apresentações musicais diversas, entre eliminatórias dos candidatos e shows de artistas renomados.

A Banda Show Mix vai embalar a primeira noite do festival. No segundo dia terá apresentação musical da cantora Tainá Janaína. Maria Eugênia, artista  homenageada do Festichã, será atração da terceira noite do evento e grande etapa final. 

Maria Eugênia lembrou de inúmeras participações na região em cidades como Aruanã e a Cidade de Goiás, onde sempre foi bem recebida. “Vivemos um momento de gratidão e o Festichã permite que as pessoas festejem juntas e celebrem a vida. “Vou soltar a voz num repertório com músicas antigas conhecidas e outras novas, num conjunto pensado também para conquistar público mais jovem que ainda não me conhece”, conta. 

Com uma trajetória que inclui shows em mais de 20 países e por cidades do interior goiano e de outros estados, Maria Eugênia ressalta a importância do festival para o artista iniciante. “Hoje em dia as pessoas já iniciam no meio musical  gravando em estúdio e nem têm a chance de subir no palco, experimentar a emoção com sua plateia”, destaca.

Experiência de palco 

Izay da Silva, idealizador do festival, conta que o evento teve sua primeira edição em 1988 e, ao longo de sua trajetória, homenageou Marcelo Barra, Leandro (irmão falecido de Leonardo), entre outros. “O evento tem uma importância que vai além do concurso e da premiação, pois incentiva moradores da região a lutarem por seus sonhos, como de se tornar  cantor. Ele também passa a visualizar que tem direitos como o acesso à cultura, à educação, a um meio ambiente equilibrado”, diz Izay.  

Este ano, o Festichã será realizado com apoio do Fundo de Arte e de Cultura do Governo de Goiás e da  prefeitura de Matrinchã. Segundo a prefeita Ivânia Fernandes, a edição do Festichã, que ocorria num ginásio, pela primeira vez vai ocupar a Feira Coberta da Praça da Matriz. O lugar oferece maior estrutura para os visitantes, que nos dias do festival ainda poderão desfrutar de momentos de lazer nas praias da região banhada pelo Rio Vermelho. 

“Estamos saindo de uma fase de dor e de muitas perdas e este festival chega como convite para momentos alegres e celebração da cultura. O Festichã mora no coração das pessoas  e tem uma importância não apenas para a Bacia do Rio Vermelho, mas para todo Vale do Araguaia e também por atrair candidatos de todas regiões do País”, destaca  a prefeita. 

Programação de Shows Festichã 2022 

  • 21/4 (quinta-feira) – Banda Mix e artistas primeira eliminatória 
  • 22/4 (sexta-feira) – Tainá Janaína e artistas segunda eliminatória 
  • 23/4 (sábado) – Maria Eugênia e etapa final do torneio musical

Inscrições e regulamento para o festival Festichã: www.izaymusic.com.br

Deixe uma resposta