Ex-gestores da Agecom e Detran são alvo de operação da Polícia Civil
Quatro pessoas foram intimadas a serem interrogadas nesta manhã. Cerca de 500 processos foram apreendidos na sede do Detran-GO.

A Agência Brasil Central (antiga Agecom), Detran-GO são alvo de mandados de busca e apreensão da Operação Sofisma, realizada pela Polícia Civil do Estado de Goiás na manhã desta quinta-feira, 23.
Na ABC, estão sendo investigadas as gestões do diretor Luiz Siqueira (2014/2015/2016/2017), e do diretor adjunto Danin Júnior (2014/2015/2016/2017). Este último trabalha atualmente na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), motivo pelo qual foi cumprido mandado pela PC-GO no local.Relacionados
No Detran-GO foram apreendidos cerca de 500 processos, e as investigações tem como alvos as gestões de João Furtado (2014/2015) e Manoel Xavier (2016/2017).
Não houveram mandados de prisão, apenas busca e apreensões. No entanto, quatro pessoas foram intimadas para serem interrogadas neste momento.
Segundo informações preliminares da Polícia Civil, há indícios de que os contratos firmados a partir de 2014, entre a então Agecom, Detran-GO, e veículos de comunicação para divulgação de campanhas educativas seriam superfaturadas.
Confira a lista completa dos alvos da operação:
- Cristiano Livramento da Silva, jornalista do Blog 24 Horas
- Marcia Regina de Paiva Bittencourt
- João Bosco Bittencourt, jornalista e ex-presidente da ABC
- João Furtado de Mendonça Neto, ex-presidente do Detran-GO
- Luiz Carlos Alves, radialista
- Eni Isabel de Aquino Alves, radialista e mulher de Luiz Carlos Alves
- Cleuber Carlos Nascimento, radialista do Blog Cleuber Carlos
- Luiz José Siqueira, ex-presidente da Agecom, hoje ABC
- Manoel Xavier Ferreira Filho, ex-presidente do Detran-GO
- Antonio Augusto Passos Danin Junior, jornalista e ex-funcionário da Agecom
- Carlitos Ramos Verano, publicitário
- Fernando Azevedo de Souza Verano
- Maria do Socorro Correa Neves Verano
- Danilo da Silva Dias
- Investo Comunicação e Marketing (responsável: Renato Rodrigues da Cunha Filho)
- Espaço Nobre Comunicação e Marketing LTDA (responsável: Cleusa Maria de Carvalho)
- Logos Propaganda LTDA (responsável: Albertine de Paula Souza)
- Detran-GO
- Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego)
- Agência Brasil Central (ABC – antiga Agecom)
Procurados pela reportagem, os ex-gestores da antiga Agecom e do Detran não foram encontrados. O espaço para manifestação permanece aberto. Já a Agência Brasil Central (ABC) e o Detran-GO se pronunciaram sobre a operação por meio de nota. Confira o comunicado da ABC:
A Agência Brasil Central (ABC) informa que apoia completamente e vem colaborando com a Policia Civil, que, por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), deflagrou na manhã desta quinta-feira (23/1) a Operação Sofisma. A ação investiga contratos de mídia com suspeita de superfaturamento firmados entre a extinta Agecom e o Detran-GO com blogs e sites em gestões anteriores do Governo de Goiás. Detalhes sobre a Operação serão divulgados pela Dercap em entrevista coletiva às 11 horas, na sede da delegacia.
Goiânia, 23 de janeiro de 2020
Agência Brasil Central
Nota do Detran sobre a Operação Sofisma:
O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) esclarece que apoia completamente e vem colaborando com a Policia Civil, que, por meio da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), deflagrou na manhã desta quinta-feira (23/1) a Operação Sofisma. A ação investiga antigos contratos de mídia com suspeita de superfaturamento firmados entre a extinta Agecom e o Detran-GO com blogs e sites em gestões anteriores do Governo de Goiás. Detalhes sobre a Operação serão divulgados pela Dercap em entrevista coletiva às 11 horas, na sede da delegacia.
Goiânia, 23 de janeiro de 2020
Comunicação Setorial do Detran-GO
O editor do blog Goiás 24Horas, Cristiano Silva, esteve na manhã desta quinta-feira, 23, na sede da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Decarp) e falou sobre a Operação Sofisma, da qual é alvo.
“Qual é a irregularidade que existe quando um veículo de comunicação veicula campanhas de governo durante a sua existência? O que está acontecendo com o Goiás 24Horas é o seguinte: o promotor de Justiça, Fernando Krebs foi criticado duramente pelo site no passado, não gostou e moveu uma ação contra Cristiano Silva”, afirma o jornalista.
Segundo Cristiano, eles se encontraram em juízo e chegaram a fazer um acordo que culminou na retirada de tais matérias do blog. “Também publicamos por 30 dias um texto escrito pelo Krebs de próprio punho. Só que ele é um sujeito altamente vingativo, rancoroso”, relatou o jornalista, ao apontar que a Lei de Abuso de Autoridade possa esclarecer possíveis falhas no MP-GO.
O editor do blog questionou qual seria a irregularidade, uma vez que as campanhas foram veiculadas. “Se não tivessem sido veiculadas eu entenderia, mas o serviço foi prestado. Essa é uma jogada política, por parte de um promotor político. Vou provar que essa ação dele é um caso de abuso de autoridade”, adianta.
“Nossa defesa vai mostrar que tudo o que foi enviado pela agência de publicidade, saiu no blog”, argumenta ao ressaltar que o Goiás 24Horas tem cerca de dois milhões de acessos por mês. Ele também indagou o motivo pelo qual apenas alguns veículos foram alvo da investigação.
Via: Jornal Opção