Escola em Ipameri se destaca com a adoção de novas práticas de ensino
Escola Estadual Michele Santinoni se coloca como uma instituição padrão em adoção de novas práticas de ensino e integração com a comunidade.
Por Wilker Barbosa
A Escola Estadual Michele Santinoni, em Ipameri, tem utilizado com sucesso novas práticas de ensino, com exortação da educação ambiental, premiações a alunos, integração comunitária, bem como no incentivo ao hábito da leitura nos estudantes.
O Projeto Biblioteca no Pátio é um exemplo de ação, que funciona como uma biblioteca ao ar livre. Os livros são levados para o pátio da escola, o que propicia o acesso dos alunos aos acervos selecionados previamente pelos professores da unidade, ocasião em que é estimulada a leitura com conto de histórias.
A escola tem se destacado em diversas ações diferenciadas, como a gincana do reciclável, que promove a educação ambiental aos estudantes, mas que também interage com a comunidade. Nessa ação o aluno Carlos Gabriel foi premiado com uma bicicleta, doada por um dos diversos parceiros da instituição. Outro aluno, Eduardo da Costa, também levou uma bicicleta para casa, através da rifa de formatura do 5° ano.
Nesta semana aconteceu ainda a exposição de arte dos alunos da professora Tiandra Gomes, trabalhos desenvolvidos durante todo o segundo semestre na instituição.
Essas e várias outras ações diferenciadas colocam a escola como uma das padrões da região, sendo destaque em práticas inovadoras de ensino e integração da comunidade. Isso foi o percebido em visita à escola e é também o que se ouve falar, quando tratamos do termo ensino em Ipameri. Essa é a nossa opinião, mas que também é a de todos que acompanham a rotina da Instituição, afinal o que abordamos aqui é apenas um apanhado em um universo de ensino.
A Unidade tem como diretora a professora Marta Dias Coelho e como coordenadora pedagógica, a professora Eva Maria Martins, além de um quadro qualificado de professores, o que demonstra que o serviço público pode ter excelência, quando feito com prazer.