Equatorial Goiás alerta para risco de temporais nesta terça-feira
Goiânia, Anápolis, Catalão, Rio Verde, Jataí, Luziânia, Formosa e Itumbiara estão entre as cidades que podem ter rajadas de vento de até 60km/h
Tempestade com rajadas de vento estão previstas para várias cidades de Goiás nesta terça-feira (15). De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás, a combinação de calor e umidade deve favorecer a formação de tempestades, que podem ser acompanhadas de rajadas de vento. O Cimehgo alerta ainda que as chuvas podem chegar a 50 milímetros por dia no decorrer da semana nas seguintes cidades: Goiânia, Anápolis, Catalão, Rio Verde, Jataí, Luziânia, Formosa e Itumbiara.
Diante dessa previsão, a Equatorial Goiás alerta da população sobre as consequências dos eventos climáticos para a rede elétrica. Em situações climáticas extremas, é alto o risco de interrupção do fornecimento de energia elétrica, visto que os ventos fortes lançam objetos sobre a rede e árvores caem sobre a fiação, provocando estragos na rede elétrica, que precisa ser reconstruída pelas equipes em campo.
“Sob essas circunstâncias, a recomposição da rede elétrica demanda um tempo maior às equipes. Muitas vezes é preciso substituir postes, trocar cabos e trocar transformadores, entre outros serviços essenciais para normalização do sistema e do serviço”, explica o gerente do Centro de Operações da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima.
A concessionária tem centenas de equipes em campo, compostas por engenheiros, técnicos e eletricistas e que estarão de prontidão no estado para a atuação, de forma ininterrupta, no atendimento das ocorrências. Assim, a distribuidora reforça seu compromisso no atendimento de qualidade nos casos em que pode haver interrupções no fornecimento de energia elétrica, parte do plano estratégico da empresa para o período chuvoso.
A distribuidora lembra que fundamental o cliente registrar as ocorrências pelos canais oficiais de atendimento. Eles são a única maneira e a mais eficaz de falar com a concessionária.
A companhia alerta ainda que, em caso de cabos partidos, a população não se aproxime e, se possível, sinalize a sua presença para evitar a aproximação de outras pessoas.