Em Rio Verde, Gustavo Mendanha apresenta soluções focadas na infraestrutura para fortalecer o agronegócio
Candidato afirma que, se não houver medidas urgentes que resolvam o problema da má distribuição energética, ano que vem a situação vai piorar, e o Estado voltará a sofrer com apagões
O candidato a governador Gustavo Mendanha (Patriota) apresentou ao setor produtivo nesta quarta-feira (31/8) propostas voltadas para potencializar o agronegócio, passando pelos eixos de infraestrutura e distribuição energética. As medidas foram anunciadas durante compromissos de campanha em Rio Verde, no Sudoeste goiano.
Para Mendanha, se não houver medidas urgentes que resolvam o problema da má distribuição energética, ano que vem a situação vai piorar, e o Estado voltará a sofrer com os apagões.
A solução proposta pelo candidato a governador é investir em infraestrutura para distribuição de energia, já que a geração não é o problema, uma vez que há excedente na produção de energia elétrica. Para resolver o problema, Mendanha propõe a construção de 800 quilômetros de linhas de transmissão, reforma de 20 subestações e construções de outras 12.
A estrutura poderá ser financiada por parceiros (associações ou consórcios de municípios). As empresas que não tiverem recursos poderão pegar empréstimo com o Estado, em um Fundo com previsão de R$ 2 bilhões. Hoje há parado R$ 8 bilhões nos cofres públicos.
O problema de energia tem comprometido o crescimento do Estado, segundo informações do próprio governo. Gustavo Mendanha tem criticado o governador Ronaldo Caiado (UB) por não ter viabilizado uma solução durante os quatro anos de seu governo.
Agenda prioriza lideranças empresariais do setor produtivo
As ações para fortalecer o agronegócio, que é a força motriz do Sudoeste, foram discutidas durante uma reunião com Yuri Pinheiro Machado, que representava a Cooperativa de Suinocultores e Avicultores de Goiás e a Associação de Granjeiros Integrados do Estado de Goiás; e com Pedro Azevedo Júnior, da Associação goiana dos Integrados dos Produtores de Aves, Ovos e Suínos.
Na reunião, Pedro ressaltou a importância dos investimentos no agronegócio para gerar riquezas para o Estado e criar empregos, que é o melhor programa social.
Os candidatos também estiveram na Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (Acirv) para reunião com o setor produtivo, com a participação de outras outras instituições, incluindo a CDL, Sindicato Rural, Sindicato Rural de Rio Verde, Coderv.
Desde que anunciou o nome de seu vice, Heuler Cruvinel, o candidato a governador Gustavo Mendanha justificou a escolha pela importância de ter um nome do agronegócio. Essa é a primeira vez que ambos cumprem agenda juntos em Rio Verde.
O candidato ao Senado da Coligação Estado Inteligente (Patriota, Republicanos, Agir, DC, PMN, PMB e Pros), João Campos, participou das reuniões durante todo o dia em Rio Verde.
As propostas trazidas nesta passagem por Rio Verde contemplam muito do que foi escutado na região durante a pré-campanha.