Em 1º dia de campanha, passeatas e adesivaços geram aglomerações em Ipameri e Catalão

Redação
A campanha eleitoral visando a disputa pelas prefeituras e cadeiras nas câmaras municipais teve início neste domingo (27). Contudo, como já ocorria durante convenções partidárias, as aglomerações voltaram a ser registradas em Ipameri e Catalão, o que contraria diretamente os decretos estaduais e municipais de isolamento.
Em Ipameri e no distrito de Domiciano Ribeiro, um dos candidatos marcou a largada da campanha através de um adesivaço, que levou às ruas diversos cabos eleitorais sem que fossem obedecidas quaisquer medidas de isolamento social.
Na manhã de hoje as aglomerações voltaram a acontecer, com a utilização de porta bandeiras (pessoas segurando bandeiras em praças e ruas), com o número do candidato. A reportagem registrou dezenas de pessoas.
De acordo com a Polícia Militar de Ipameri não houve denúncias formais. O comandante da 40° Companhia de Polícia de Ipameri, Major Kelver, informou que os militares agem após o recebimento de denúncias, mas que o Ministério Público, em conjunto com o comitê de prevenção a Covid-19, deve se reunir nos próximos dias para tratar das medidas a serem adotadas na cidade.
Catalão
Situação semelhante foi registrada em Catalão. Em fotos que circulam nas redes sociais, é possível ver apoiadores de um dos candidatos, junto aos candidatos em uma avenida da cidade, sem o uso de máscaras ou qualquer medida de segurança que vise evitar o contágio.
Em entrevistas o titular da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, reforçou a importância de manter os cuidados no momento eleitoral, citando comícios, carreatas e passeatas como situações que devem ser evitadas.
Ao contrário das eleições passadas, quando os candidatos podiam promover passeatas, a eleição esse ano limita essa movimentação. A legislação eleitoral permite mas, diante da pandemia, os candidatos precisam respeitar as restrições dos decretos estaduais e municipais que constam medidas de distanciamento social.