Trânsito

Detran-GO promove ações em comemoração à Semana Nacional do Trânsito

Ações ocorrem até o fim de setembro

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), por meio da Gerência de Educação de Trânsito, deu início a uma série de ações em diversas regiões do Estado durante a Semana Nacional de Trânsito.

Durante esse período, ocorrem atividades educativas em escolas, Cmeis, parques e também em instituições públicas e privadas. As ações têm como objetivo engajar civis, funcionários e a comunidade escolar, promovendo a conscientização sobre comportamentos seguros no trânsito, tanto como pedestres quanto condutores.

Neste ano, o Detran-GO lançou campanha educativa nos veículos de comunicação para chamar a atenção das pessoas sobre o risco da distração. Ao assumir o volante, toda a atenção deve estar voltada para a condução do veículo e para o trânsito ao redor. Ações aparentemente simples, como passar batom, comer um sanduíche, enviar mensagens ou interagir com animais, podem desviar o olhar e a concentração por segundos — tempo suficiente para provocar acidentes graves ou fatais.

Ações em escolas, parques e instituições

Entre as ações programadas, o projeto Detranzinho será uma das principais iniciativas, visitando escolas e instituições com atividades lúdicas e interativas que ensinam, de forma divertida e educativa, como agir com segurança no trânsito. Goiânia, Águas Lindas, Anicuns, Santo Antônio de Goiás, Britânia, Luziânia, Leopoldo Bulhões, Palmeiras de Goiás, Quirinópolis, Morrinhos, Caiapônia, Terezópolis e Valparaíso são alguns dos municípios que receberão a equipe do Detranzinho.

Outra atividade é o tapete, um jogo de percurso gigante em que um tecido é esticado para que as pessoas joguem um dado e andem pelas casas. O caminho pré-definido contém locais e situações comuns do cotidiano no trânsito, como a faixa de pedestres e parar no sinal vermelho. O jogo ainda possui casas de infrações de trânsito, onde o jogador corre o risco de sofrer uma punição.

Por fim, blitze educativas serão conduzidas para a distribuição de material informativo e conversas com os usuários da via sobre a importância do respeito às leis de trânsito. As abordagens focam os riscos da combinação de álcool e direção e do excesso de velocidade. Também são pontuadas as necessidades do uso do cinto e do transporte correto das crianças.

Deixe uma resposta