Política

Deputada Marussa Boldrin é eleita para Executiva Nacional do MDB

Parlamentar goiana foi eleita no último dia 05 de outubro

Na última quinta-feira, 5, a deputada federal Marussa Boldrin conquistou mais um importante espaço em sua vida política. A parlamentar, agora, faz parte como mebro da nova comissão da Executiva Nacional do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), aprovada em convenção.

O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP) liderou a chapa única, que conquistou 445 dos 448 votos possíveis. Com o resultado, Baleia renova seu mandato como presidente do MDB por mais dois anos. O presidente do MDB de Goiás e vice-governador, Daniel Vilela, também faz parte da composição.

“Tenho muito orgulho de ser emedebista e fazer parte desse partido que é o ponto de equilíbrio na política nacional. Esta é uma conquista que reflete nosso comprometimento com o país, do campo à cidade.”, discursou a deputada durante a convenção.

O partido que completa 60 anos em 2026, passou a adotar em maio deste ano a bandeira da defesa do desenvolvimento sustentável inclusivo a partir da COP30, que será sediada em Belém (PA), além da luta pela aprovação da Reforma Tributária,  cuja PEC 45 é de autoria do atual presidente, Baleia Rossi.

O evento

A montagem da Executiva Nacional e do diretório teve como principal critério a força do voto direto e popular do MDB nas urnas, o que atende às regras previstas no Estatuto do Partido. Isso porque os votantes no MDB são delegados convencionais definidos proporcionalmente, de acordo com a quantidade de votos depositados nas urnas em cada Estado. Ou seja, Estados com mais votos no MDB têm mais delegados.

Houve mudanças pontuais nos demais cargos. O estado do Pará,  que teve a expressiva vitória emedebista a partir da liderança do governador Helder Barbalho, indicou a deputada Elcione Barbalho como primeira vice-presidente.

Para tesoureiro, o senador Marcelo Castro (MDB-PI) foi reeleito. Em 2019, ele também havia sido eleito ao lado de Baleia Rossi.

Ao final do evento, Baleia Rossi homenageou os convencionais que, há 50 anos, lançaram a anticandidatura de Ulysses Guimarães, que marcou o enfrentamento da ditadura. 

A Nova Executiva Nacional ficou com a seguinte composição:

  • Baleia Rossi (SP), presidente
  • Elcione Barbalho (PA), 1ª vice-presidente
  • Confúcio Moura (RO), 2ª vice-presidente
  • Carlos Chiodini (SC), 3ª vice-presidente
  • Marcelo Castro (PI), tesoureiro
  • Sérgio Souza (PR), tesoureiro-ajunto
  • Hercílio Coelho Diniz (MG), secretário-geral
  • Eunício Oliveira (CE), 1° secretário
  • Washington Reis (RJ), 2° secretário

Deixe uma resposta