Goiânia

Debate sobre uso estratégico da IA marca 1º dia do Intermídias 2024

Congresso segue até sábado (29) em Goiânia

Debate sobre uso estratégico da IA marca 1º dia do Intermídias 2024. (Foto: Anna/ A Redação)

AI washing, Chatbots, ChatGPT, Deep Learning, DALL-E, ElevenLabs e afins. Os termos, que, cada vez mais, permeiam (e floreiam) o discurso de quem trabalha com comunicação, podem não significar absolutamente nada (pelo menos, na prática) caso o profissional não seja estratégico ao usar a inteligência artificial no ambiente de negócios. O alerta marcou o primeiro dia do Congresso e Feira Internacional de Comunicação, Informação e Marketing (Intermídias) 2024. Em sua 11ª edição, a convenção, que começou nesta quinta-feira (26/9) e tem entrada franca, ocupa, até sábado (28/9), o são de eventos da Fecomércio-GO, na Avenida 136, em Goiânia.

A ideia, segundo Mariana Dalcin, coordenadora da iniciativa, é conectar profissionais e estudantes de marketing, comunicação, jornalismo, publicidade e relações públicas. Para isso, especialistas de renome se intercalam em palestras, debates e painéis, discutindo tendências que estão revolucionando o mercado e comentando como essas transformações impactam o dia a dia de quem vive do ramo. Tudo costurado pela temática central deste ano: inteligência artificial e inovação. 

Nesta quinta-feira (26/9), por exemplo, estiveram no centro do debate temas como os impactos da ferramenta na publicidade, nas campanhas eleitorais e no futuro da comunicação. Com a casa cheia, Dalcin recebeu o público e explicou a escolha do tema. “Foi por conta do cenário atual. Até o ano passado, tanto no marketing quanto na comunicação, havia um certo receio. Agora, em 2024, esse medo diminuiu, e as pessoas estão mais focadas em aproveitar a IA para seu benefício”.

Ela mediou o primeiro painel e pode compartilhar com o público um pouco da sua experiência como diretora executiva da 4est Marketing e Branding. Ao lado de Dalcin, Henrique Ramos, do Escritório Lucid, e Pedro Carneiro, da Stylus Propaganda, falaram sobre os impactos da IA na publicidade. “Resumindo bem, podemos falar que as grandes mudanças foram o aumento substancial da entrega da produção – tanto de peças criativas quanto de conteúdos, e a agilidade dos processos – tanto de gerenciamento de projetos quanto do dia a dia burocrático das agências”, opina Carneiro.

Pedro lembra que, ao mesmo tempo em que a IA trouxe uma evolução qualitativa para a área da comunicação, ela também facilitou o acesso dos profissionais às suas ferramentas, o que acaba igualando a realidade goiana a cenários mais representativos, como o eixo Rio-SãoPaulo. “O que segue sendo um desafio é o alcance aos orçamentos dos grandes mercados. Primazia, competência e expertise nós já alcançamos. O que falta é oportunidade.” 

Engajamento

Na opinião de Henrique Ramos, independente da região onde o profissional atua, muitas vezes, falta também mais engajamento. “Ao mesmo tempo em que temos uma difusão muito grande da IA, temos também muita gente que usa a ferramenta da forma superficial e ainda acha que se trata de um grande facilitador. Já trabalhei com gestores de conteúdo, por exemplo, que não se davam ao trabalho de revisar o que era produzido pelo ChatGPT. Entregava o trabalho de um mês em meia hora, porém, sem nenhuma qualidade”, recorda. 

Ele acredita que a mudança de cenário será resultado de um processo educacional, o que vai demandar, além de tempo, engajamento por parte dos profissionais. “Não é suficiente entregar o básico. É preciso se aprofundar na ferramenta, na estratégia, na entrega, na parte de inteligência humana.”

Aproximação 

O segundo debate da noite reuniu o consultor em marketing político; Marcus Vinicius Queiroz, o analista político; Marcos Marinho; e o jornalista Vassil Oliveira. Em pauta, as fake news e o impacto da IA nas campanhas eleitorais. Discussão mais que atual, visto que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) regulamentou, em fevereiro passado, de maneira inédita, o uso da ferramenta na propaganda de partidos, coligações, federações partidárias, candidatas e candidatos nas disputas municipais de 2024. A medida foi tomada pela Corte ao aprovar 12 resoluções, relatadas pela vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, que disciplinam as regras que serão aplicadas no processo de escolha de prefeitos e vereadores.

Para Marcos Marinho, jogar luz sob o tema é, além de muito importante, um divisor de águas para quem trabalha com o tema. “Marketing político é totalmente diferente de marketing tradicional. Trata-se de um mercado que carrega condigo uma demanda negativa. Por isso, a IA é uma ferramenta valiosa no processo de aproximação e conquista de voto. Ela não vai mudar, porém, quem é, o que faz e como pensa o eleitor. E mais importante: ela não substitui o corpo a corpo da rua.”

O contato direto com o público, na opinião de Marinho, deve orientar toda a construção da campanha, colocando a IA num papel de apoio e não de protagonismo. “O profissional que só opera a ferramenta vai desaparecer. Cada vez mais o espaço é de quem pensa o processo, entende o que está acontecendo, olha o cenário e enxerga além do óbvio”, defende.   

Fechando a noite, Eduardo Bueno, da Agência Resense, falou sobre a mídia programática e o futuro da comunicação.

Expectativas

Segundo a coordenadora do Intermídias, Mariana Dalcin, uma das grandes surpresas desta edição do evento foi a diversidade do público. “Temos empreendedores, pequenos empresários e os profissionais da área da comunicação – tanto jornalistas quanto publicitários e o pessoal do marketing. Além disso, diferente dos outros anos, estamos recebendo um número maior de profissionais, em detrimento de estudantes. É uma galera mais velha, mais experiente e bastante interessada nas tendências do mercado.” 

Ela lembra que a ideia do evento, que traz o jornal A Redação como parceiro e veículo de imprensa oficial, é “trazer informação de qualidade para que as pessoas tenham acesso a conteúdos bons, técnicos, para que possam adotar essas estratégias, tanto de inovação quanto de inteligência artificial, dentro do dia a dia”.

Destaques

Um dos destaques dos outros dias de evento será o painel relevante será “Freelas profissionais: não quero ser CLT”, que trará à tona a mudança cultural no mercado de comunicação, com profissionais que optaram pelo modelo freelancer. “Queremos desmistificar o que é ser freelancer e PJ, começar uma conscientização porque realmente o mercado hoje pratica o PJ que tem que cumprir horário e usar uniforme”, diz Dalcin.

“Os empresários têm ainda esse preconceito de que se o ‘meu criativo’ não estiver aqui dentro da agência, eu não controlo a situação, quando, na verdade, inclusive por meio da IA, já temos ferramentas no mercado que você consegue saber tudo que a equipe está fazendo e ela pode estar em outro planeta. Não precisa estar dentro do escritório”, completa ao destacar que é possível ter uma rotina produtiva e viável. 

Saúde mental em pauta

Pela primeira vez, o Intermídias trará um painel sobre saúde mental no ambiente de trabalho. “Saúde mental: trabalho que nunca acaba” abordará temas como ansiedade, depressão, assédio moral e burnout, com a participação de uma psicóloga e empresária. “Ela vai dar o ponto de vista dela enquanto psicóloga, como ela lida com esses pacientes que ela tem no consultório, e também enquanto empresária porque ela tem uma rotina de trabalho que nunca acaba. Fica 24 horas pensando no trabalho, com o celular na mão”, antecipa. “A verdade é que os profissionais, principalmente de comunicação, estão saturados: de informação, de trabalho, você nunca desliga. Não existe mais prazo: as demandas não param de chegar e elas são para agora”, completa. 

O painel também tratará de mudanças que podem ser feitas nas empresas para criar um ambiente de trabalho mais saudável e ensinará a reconhecer sinais de que é hora de buscar ajuda profissional. “Os casos de burnout na comunicação têm aumentado, e nosso objetivo é mostrar que é possível trabalhar de forma saudável e equilibrada”, conclui Mariana.

Confira programação dos próximos dias do Intermídias 2024:

SEXTA – 27/9 | 8h às 18h

8h: ABERTURA + NETWORKING

9h: Talk Fecomércio Jovem: Estratégias para empreender com IA

Painelistas: Ciro Rocha (Enredo Branding), Celso Camilo (Professor UFG)

Mediação: Emerson Tokarski

10h: Palestra Magna com Nelson Neto (DF), Diretor de Rádio Difusão Privada da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações

Tema: TV 3.0

11h: Painel Mídia OOH: Novas tecnologias e oportunidades de compra

Painelistas: Guilherme Araújo (Capital Mídias), Mauro Chemale (Kallas Mídia OOH), Fabiano Castro (Fênix Painéis)

Mediação: Iuri Godinho

14h: Painel de Gerentes de Marketing

Painelistas: Ayane Santos (Goiânia Shopping), José Neto (Fujioka), Ludmila Amaral (Opus Incorporadora), Mayra Guerreiro (Unimed Goiânia),

Mediação: Ana Paula Ramos (Kasane Comunicação Corporativa)

15h: Painel Freelas profissionais: não quero ser CLT

Painelistas: Patrícia Barcelos e Guilherme Gondim

Mediação: Diego Jacob (Professor PHD)

16h: Palestra Magna com Lisiane Campos, Diretora de Comunicação do Grupo Piracanjuba

Tema: Marcas de Valor: Construção de confiança e legado

17h: Workshop Desaprenda: esqueça as respostas prontas

Palestrante: Sussy Côrtes (Especialista em Branding Storytelling)

SÁBADO – 28/9 | 8h às 12h

8h: ABERTURA + NETWORKING

9h: Painel Saúde Mental: Como lidar com o trabalho que nunca acaba?

Painelistas: Daiana Karine (Psicóloga e empresária), Gabriel Freitas (Estrategista de Posicionamento que já teve um burnout), Patrícia Barcelos (Co-autora do livro Gestão das Emoções no Ambiente Corpotativo)

Mediação: Mariana Dalcin

10h: Palestra com Nayara Tavares, Gerente regional da Raizen, representante da Shell no Brasil

Tema: Liderança 4.0: Inovação que transforma

11h: Painel Influenciadores e IA: Oportunidades e ameaças

Painelistas: Gabriel Marques Goulart (@gabessmarques 605k) e Alexandre Suita (@alexandresuita 358k)

Mediação: Flávia Veríssimo (Especialista em Marketing de Influência)

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