Cotado para vice de Medanha, Mabel se filia ao Republicanos e nega candidatura
Políticos avaliam que o Republicanos tem força suficiente para bancar dois nomes em uma mesma chapa majoritária

O presidente da Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, filiou-se no Republicanos após deixar o MDB. Nos bastidores, o ex-deputado federal é cotado para ser candidato a vice-governador na chapa liderada pelo ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (Patriota).
Um dos principais apoiadores de Mendanha e opositores do governador Ronaldo Caiado, Mabel nega pretensão de voltar à política eleitoral. Segundo ele, só trocou de partido motivado pela decisão do MDB de não apoiar a postulação do ex-prefeito aparecidense. O próprio Mendanha deixou o MDB após ter a pré-candidatura ao governo rejeitada pela legenda.
O Republicanos é um dos partidos que ainda não tomou uma posição sobre a sucessão estadual em Goiás. A legenda dialoga com o governador Ronaldo Caiado, pré-candidato à reeleição, mas também flerta com Gustavo Mendanha, um dos opositores do atual governador.
Até o momento, o Republicanos tem se dedicado à montagem das chapas para a Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa – recentemente, o partido fez até um evento para apresentar os pré-candidatos. A legenda também já lançou a pré-candidatura do deputado federal João Campos ao Senado.
Políticos ouvidos pela coluna Giro, de O Popular, avaliam que o Republicanos tem força suficiente para bancar dois nomes em uma mesma chapa majoritária. Nessa formatação, o apoio reforçaria a pré-candidatura de Gustavo Mendanha, que enfrenta dificuldades em articular uma chapa de oposição robusta.