Energia Elétrica

Contas de energia em Goiás passam a ter selos para famílias de baixa renda

Novidade entra em vigor nesta terça (4/6)

As contas de energia de Goiás passarão a conter avisos específicos para famílias de baixa renda a partir desta terça-feira (4/6). Segundo informações da Equatorial, os selos vão informar sobre os status dos cadastrados no programa da Tarifa Social de Energia Elétrica que garante descontos de até 65% na fatura. 

As orientações estarão na conta, próximas do campo ‘Notificação de Reaviso de Vencimento/Mensagem’ ou ao lado das informações de leitura. Juntamente com esses dados o cliente encontrará um selo que estará de acordo com a realidade de cada um no programa. 

Para o gerente Tático de Gestão Comercial da Equatorial Goiás, Jean Gama, essa é uma forma de chamar atenção dos beneficiários. “De forma direta e clara, a Equatorial estabelece uma comunicação com o cliente da tarifa social, com o objetivo de avisar visualmente sobre a condição de seu cadastro, reforçando situações que requerem ações específicas para cada caso”, destaca. 

Os avisos são os seguintes: 

  • O selo ‘Cliente cadastrado na Tarifa Social’ identifica que o cliente responsável por aquela unidade consumidora já está cadastrado na tarifa social baixa renda, com Número de Identificação Social (NIS) válido e recebendo o desconto mensal de até 65% na tarifa, variando desconto com seu consumo. 
  • Já o selo ‘Seu NIS vai vencer, procure o Cras do seu município’ indica um status de alerta, que identifica que nos próximos meses o Número de Identificação Social (NIS) do cliente ficará desatualizado e ele poderá perder o benefício da tarifa social baixa renda, sendo assim necessário que procure o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo da residência para regularização. A atualização do NIS dever ser feita, obrigatoriamente, a cada dois anos. 
  • Por último, tem o selo ‘Benefício da Tarifa Social cancelado’, informa que o benefício da tarifa social baixa renda foi cancelado para a unidade consumidora. Clientes que se enquadrarem nesta situação, devem procurar o CRAS mais próximo da residência, para regularização e avaliação do status do cadastro. 

As contas com os novos selos já estão sendo impressas e distribuídas. Elas vão chegar nas casas dos beneficiários pelo programa, de acordo com o prazo de vencimento de cada fatura de energia. 

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) contempla os inscritos no Cadastro Único do Governo Federal identificados como de baixa renda (com renda mensal por pessoa de até ½ salário-mínimo), quilombolas, indígenas, pessoas que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC) ou aqueles com renda familiar mensal de até três salários-mínimos, que tenham membros com doença ou patologia que exija o uso contínuo de aparelhos ou equipamentos elétricos em domicílio. 

Força-Tarefa 

Segue pelos próximos dias, no Terminal Bandeiras, em Goiânia, a força-tarefa para o cadastramento da Tarifa Social na conta de luz. Os atendimentos serão feitos durante 12 dias, de 3 a 14 de junho, das 13h às 19h, dentro do terminal. Cerca de 400 mil famílias estão aptas a receber o benefício em Goiás, mas ainda não fizeram o cadastro. A parceria, que é uma iniciativa da Equatorial Goiás e da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), começou no dia 20/5 pelo Terminal Isidória. 

O cadastro poderá ser realizado em 19 terminais de ônibus, entre eles, Terminal Padre Pelágio, Novo Mundo e Araguaia. “Essa ação é para garantir que nenhuma família fique sem desconto na fatura de energia. Dessa forma, será possível ter um alcance ainda maior para todos que estão aptos a receber o benefício”, afirma o gerente de experiência com o cliente da Equatorial Goiás, Hugo Leandro Ferreira 

O cadastramento acontece por ordem de chegada e é necessário apresentar documento pessoal com foto e a conta de luz. Ao longo das próximas semanas, outros 18 postos serão abertos nos terminais da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC)?até que os 400 mil beneficiados sejam atendidos. 

Acompanhe o cronograma: 

  • As ações nos terminais de ônibus – que vão até janeiro de 2025 – podem ser acompanhadas no site da Equatorial. Ao entrar, clique em Goiás. 

Outros pontos  

Além dos terminais, também é possível realizar o cadastro nas Agências de Atendimento Presencial da Equatorial Goiás e nos CRAS. Mesmo com um crescimento de 15% no ano passado na base de clientes que estão recebendo o benefício, muitas pessoas ainda não se cadastraram e, por isso, a distribuidora intensifica as ações para aumentar o número de cadastrados.  

A inclusão de famílias na TSEE dá a oportunidade de direcionar recursos do orçamento familiar destinados ao pagamento da conta de energia para outras necessidades, como alimentação e saúde. Este incremento injetou R$ 133 milhões na economia dos municípios goianos durante o ano de 2023. 

Para verificar se já está incluído na Tarifa Social, basta conferir se na parte superior da conta de energia, no espaço Dados da Unidade Consumidora, o campo Classe/Subclasse está preenchido com:Resid. Bx. Renda. É importante notar que a conta não vem zerada, pois na fatura estão incluídos não apenas o consumo de energia, mas também o pagamento de impostos, iluminação pública e outras cobranças eventuais, como parcelamentos, multas ou juros.  

Onde se cadastrar 

  • Agências de Atendimento Presencial  
  • Postos Credenciados de Atendimento Presencial 
  • Central de Atendimento 0800 062 0196 – ligação gratuita para todo o Estado, 24h por dia. 

A família precisa estar com o cadastro único atualizado no CRAS e apresentar número da Unidade Consumidora em que reside; documento de identificação oficial com foto; e número de Identificação Social – NIS ou BPC. 

Descontos 

A Tarifa Social de Energia Elétrica dá descontos no valor mensal do consumo das famílias beneficiadas. Veja os descontos por consumo: 

  • Para consumo até 30 quilowatts/hora, a redução é de 65%;  
  • De 31 a 100 kWh/mês, o valor fica 40% menor; 
  • De 101 kWh a 220 kWh, a redução é de 10%; 
  • Acima de 220 kWh/mês o custo da energia é o mesmo dos clientes que não recebem o benefício.

As famílias indígenas e quilombolas têm descontos maiores

  • As famílias inscritas no CadÚnico têm desconto de 100% até o limite de consumo de 50 kWh/mês;
  • De 40% para consumo a partir de 51 kWh/mês;
  • De 10% para consumo de 101 kWh a 220 kWh. 
  • Acima de 220 kWh/mês o custo é similar ao dos clientes sem o benefício.

(A Redação)

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