Eleições

Começam as eleições para coordenadores da UEG

De acordo com o Regulamento Eleitoral, são eleitores todos os membros efetivos da comunidade universitária

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) realiza, nesta terça e quarta-feira, 11 e 12 de novembro, o processo eleitoral para escolha das coordenações de câmpus, unidades universitárias e do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear).

A votação é totalmente eletrônica, por meio do sistema ADMS|UEG, e ficará disponível das 12h do dia 11 até as 12h do dia 12.

De acordo com o Regulamento Eleitoral, são eleitores todos os membros efetivos da comunidade universitária – docentes, servidores técnico-administrativos e discentes –, vinculados aos seus respectivos câmpus e unidades, conforme os critérios abaixo.

Podem votar:

  • Podem votar todos os professores e servidores técnico-administrativos pertencentes ao quadro efetivo da universidade.
  • Também têm direito a voto os docentes e servidores técnico-administrativos efetivos de outros órgãos públicos, desde que estejam à disposição da UEG com ônus para a universidade.
  • Os estudantes regularmente matriculados em cursos presenciais ou a distância da UEG também integram o quadro de votantes.

No caso do Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede (Cear), houve atualização na legislação eleitoral em relação à última eleição, realizada em 2021. Agora, a condição de eleitor segue a mesma lógica dos demais câmpus e unidades universitárias.

Podem votar:

  • Docentes e servidores técnico-administrativos efetivos lotados no Cear;
  • Docentes e servidores técnico-administrativos efetivos integrantes dos quadros de outros órgãos ou entidades da administração pública, cedidos com ônus para a UEG, lotados no Cear;
  • Discentes de cursos implementados integralmente na modalidade EaD pelo Cear, inclusive os vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Estudantes que cursam disciplinas isoladas no Cear, como os participantes do Programa de Ensino e Aprendizagem em Rede (Pear).

Importância de participar

O processo eleitoral da UEG é um momento essencial de exercício da democracia universitária. Por meio do voto, docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes têm a oportunidade de escolher seus representantes e contribuir para o fortalecimento da gestão participativa.

O exercício do voto fortalece a autonomia institucional, a pluralidade de ideias e a construção coletiva de políticas acadêmicas que orientam as ações da UEG.

O resultado das eleições será divulgado pela Comissão Eleitoral Central (CEC) até as 23h59 do dia 12 de novembro, conforme o Regulamento Eleitoral Geral da UEG.

A lista de eleitores e demais informações sobre o processo estão disponíveis na página das Eleições UEG

Deixe uma resposta