Combate à Dengue: Prefeitura de Ipameri realiza ação de bloqueio em Domiciano Ribeiro
A ação abrangeu imóveis, logradouros públicos e terrenos baldios do distrito
A Secretaria Municipal de Saúde de Ipameri, através do Núcleo de Controle de Vetores (Funasa), tem executado no município ações de bloqueio que consistem na eliminação dos criadouros do aedes aegypti – mosquito causador de doenças como a dengue e outras. Nesta quarta-feira (10), as ações aconteceram no distrito de Domiciano Ribeiro.
Segundo o diretor de Vigilância Epidemiológica do Município, Fabiano Gomes, dez Agentes de Combate a Endemias realizaram o trabalho de bloqueio de casos suspeitos e confirmados de dengue no distrito, com visitas focais e a pulverização mecânica em 294 imóveis. A ação também abrangeu logradouros públicos e terrenos baldios de Domiciano Ribeiro.
Segundo a Funasa, o momento requer atenção redobrada da população. “Estamos em um momento de alerta e por isso a Prefeitura está intensificando essas ações no distrito de Domiciano Ribeiro, assim como já vem fazendo em todo o município. Infelizmente temos presenciado de maneira abrangente que muitas pessoas descartam irregularmente muito lixo, tanto nos terrenos baldios, e até mesmo nos próprios quintais. É hora de termos consciência. Todos temos que fazer nossa parte. Não adianta nada apenas o munícipio, através da Vigilância Epidemiológica e os Agentes de Combate a Endemias executar os serviços, e a população manter os mesmos hábitos prejudiciais à saúde. Dengue e outras doença causadas pelo aedes aegypti mata. Todos temos responsabilidade no combate e prevenção”, reforça Fabiano Gomes.
A população também deve fazer a sua parte executando limpezas diariamente, através de inspeções em seus próprios quintais, mantendo a limpeza necessária, ajudando na eliminação de possíveis focos. Demais ações preventivas como o uso de repelentes, somado à limpeza e eliminação do acúmulo de água parada, que pode acontecer em vasos de plantas, garrafas, pneus, caixas d’água, calhas, reservatório da geladeira, entre outros, também são necessários neste período.
Informações: Ascom – Prefeitura de Ipameri