Clima

CIMEHGO alerta para tempesades em 75 cidades nesta segunda-feira (01)

CIMEHGO prevê risco de tempestades em 75 municípios de Goiás, com chuvas irregulares, ventos fortes e possibilidade de granizo. Frente fria deve intensificar o cenário durante a semana

Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), emitiu um alerta para um risco potencial de tempestades em 75 municípios goianos nesta segunda-feira(01). A combinação de calor e umidade elevada continua a influenciar as condições do tempo no estado.

O prognóstico para esta segunda-feira é de sol com variação de nebulosidade em todo o estado de Goiás. A alta umidade e o calor podem provocar pancadas de chuva irregulares, com um risco potencial para tempestades localizadas, rajadas de vento, raios e, eventualmente, granizo.

Na capital, Goiânia, a temperatura máxima pode chegar aos 34ºC, e a umidade relativa do ar deverá variar entre 30% e 90%. O nascer do sol será às 05:34h e o pôr do sol às 18:37h. O alerta de tempestades indica a possibilidade de chuvas entre 20 e 30 mm/hora ou 50 mm/dia, acompanhadas por rajadas de ventos que podem superar os 50 km/h.

Um total de 75 municípios, de um total de 246, estão sob risco potencial de ocorrência de tempestades no dia 1º de dezembro. Entre os municípios de Goiás em destaque no alerta estão Goiânia, Anápolis, Luziânia, Jataí, Catalão, Ceres e Itumbiara.

A população é aconselhada a ficar atenta aos alertas, pois o período é propício a mudanças rápidas nas condições do tempo que podem provocar chuvas intensas, rajadas de vento e alagamentos de ruas. O risco potencial de formação de tempestades é considerado elevado durante o decorrer da semana.

O CIMEHGO indica que o avanço de uma frente fria pela região Sudeste do Brasil deverá provocar mudanças nas condições do tempo entre segunda e terça-feira em Goiás. Essa mudança trará mais chuvas ao estado, mantendo o risco potencial para tempestades, rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo.

Situação dos mananciais em Goiás

O monitoramento diário dos níveis dos mananciais apresenta um quadro misto no estado.

O Rio Meia Ponte, tanto na região de Goiânia quanto em Itumbiara, apresentou alta em seus níveis em decorrência do final da estiagem na região, atingindo a zona de normalidade em todos os níveis. O Rio Saia Velha, em Valparaíso de Goiás, mantém seus níveis acima da mediana e da zona de normalidade esperada.

No entanto, o Rio Turvo, em Edéia, continua marcando abaixo da zona de normalidade, atingindo seu mínimo histórico no último mês. O Rio Verde (Verdão), monitorado em Paraúna e Maurilândia, também está com seus níveis abaixo da zona de normalidade e próximos ao mínimo histórico. O Rio Araguaia segue com níveis abaixo da normalidade em Aruanã e abaixo da faixa de normalidade, no mínimo histórico, em Nova Crixás.

Embora o CIMEHGO não tenha identificado, para o dia 1º de dezembro, nenhum município com condições de tempo crítico sob o “Fator 30 30 30” (temperatura acima de 30ºC, umidade abaixo de 30% e ventos fortes), o objetivo de monitoramento é demonstrar as regiões mais favoráveis às queimadas, associadas aos fatores climáticos.

O órgão enfatiza que, neste período, a maioria das queimadas são provocadas por ação humana, e é necessária uma consciência ambiental para não propagar as queimadas, sendo esta uma prática danosa para as Unidades de Conservação. (O Hoje)

Deixe uma resposta