Goiânia

Chuva intensa em Goiânia alcança metade da média prevista para setembro em apenas 1h30

Temporal provocou queda de árvores, transbordo na Marginal Botafogo e mobilizou equipes da Prefeitura

Em pouco mais de uma hora e meia, Goiânia registrou nesta terça-feira (23) um volume médio de 78 milímetros de chuva em algumas regiões, o que corresponde a quase metade do acumulado esperado para todo o mês de setembro (52,8 mm). Os ventos chegaram a atingir 35 km/h, segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo).

O temporal provocou alagamentos, queda de árvores e acúmulo de entulho em várias áreas da capital. A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) contabilizavam mais de 30 ocorrências de árvores caídas na capital na noite de ontem. Os dados podem aumentar ainda mais hoje.

Equipes da Seinfra estão atuando de forma emergencial na desobstrução de bocas de lobo e limpeza de ruas. Somente neste ano, a pasta já havia realizado a manutenção de mais de 24 mil bocas de lobo e retirado 3,5 mil toneladas de entulho de galerias e bueiros — trabalho considerado essencial para reduzir danos no período chuvoso.

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) também foi mobilizada para retirar água, terra e cascalho trazidos pelo transbordo da Marginal Botafogo. A queda de um muro no local exigiu o uso de máquinas pesadas e caminhões para a limpeza.

O prefeito Sandro Mabel acompanha as frentes de trabalho e determinou a permanência das equipes mobilizadas até a normalização do tráfego e a liberação das vias afetadas.

Deixe uma resposta