Saúde

Catalão sedia 1ª reunião de 2025 com secretários de Saúde da Região da Estrada de Ferro

Auditório da Prefeitura recebe gestores de saúde de 18 cidades da Região da Estrada de Ferro

Catalão sediou a primeira reunião de 2025 da Comissão Intergestores Regional (CIR), nesta quarta-feira (5/2). O encontro, que teve a participação de 18 secretários de Saúde e gestores da Região da Estrada de Ferro, ocorreu no auditório da Prefeitura de Catalão. A próxima reunião está marcada para março, em Caldas Novas.

O prefeito Velomar deu boas-vindas ao grupo de trabalho e lembrou seu período na gestão da Saúde de Catalão para elogiar o novo secretário de Saúde, Leonardo Santa Cecília. “Fui o primeiro secretário de Saúde de Catalão que não é técnico da área. Quebrei um paradigma”, comentou. A exemplo de Velomar, Leonardo é formado em Direito.

O prefeito também ressaltou a importância do Hospital Universitário, que deve ser inaugurado daqui a oito meses e vai mudar as características da Saúde de Catalão.

A CIR é um órgão colegiado que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua função é promover a articulação e a integração entre os gestores municipais e estaduais de saúde de determinada região para o planejamento, a organização, a execução e a avaliação das ações e dos serviços de saúde.

A CIR ainda é responsável por discutir e pactuar questões relacionadas ao financiamento, à regulação, à assistência farmacêutica, à gestão do sistema de saúde, entre outros temas pertinentes à saúde pública. Ela contribui para a descentralização e a regionalização das políticas de saúde, buscando garantir a universalidade, a integralidade e a equidade no acesso aos serviços de saúde.

Além de Catalão, outros 17 municípios fazem parte da Região da Estrada de Ferro: Anhanguera, Caldas Novas, Campo Alegre de Goiás, Corumbaíba, Cumari, Davinópolis, Goiandira, Ipameri, Marzagão, Nova Aurora, Ouvidor, Palmelo, Pires do Rio, Rio Quente, Santa Cruz de Goiás, Três Ranchos e Urutaí.

Participaram ainda do encontro Alessandra de Souza (da Articulação Interfederativa do Ministério da Saúde em Goiás), André Mattos (coordenador da CIR Regional da Estrada de Ferro) e Severo Neiva (vice-coordenador regional da CIR).

Deixe uma resposta