Catalão: Parque Paquetá será inaugurado no Dia Mundial do Meio Ambiente(5/06), com show de Eduardo Costa
A área verde, que fica aos fundos do antigo IBAMA e abriga a Lagoa Paquetá, se transformou num dos mais belos parques da cidade
O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano, 5/06, ficará na memória dos catalanos. Os moradores vão receber, da Prefeitura de Catalão, o Parque Paquetá Dr. Haroldo Luiz Pires Campos. A denominação do parque presta homenagem ao médico radiologista que dedicou boa parte de sua vida ao trabalho na Santa Casa de Catalão.
As obras, que foram executadas nas imediações da sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Catalão (SEMMAC), antigo IBAMA, custaram R$ 6.126.000,00 aos cofres públicos do município, sendo que boa parte desse valor veio do Fundo Municipal do Meio Ambiente de Catalão. O projeto e a aplicação do recurso financeiro foram aprovados pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA).
Ao todo, são 37.000 m² de área dedicada ao bem-estar dos moradores e à preservação ambiental. “É um local de respeito ao meio ambiente, de contemplação, de receber as crianças, as famílias, os amigos, além de ser um ponto de encontro para o lazer e prática esportiva, por isso, tudo foi projetado com muito carinho”, disse o prefeito Adib Elias.
O secretário municipal do Meio Ambiente de Catalão, Silas Tristão, foi o responsável pela concepção e concretização do projeto. Silas lembra que, no período chuvoso, a comunidade próxima à Lagoa Paquetá sofria com a limitada drenagem na região, o que provocava inundações em casas, principalmente no Setor Universitário. “Agora, além de sanar esse problema, conquistamos para os moradores um importante benefício que remete à conscientização ambiental, ao lazer e à prática de hábitos saudáveis”, disse o secretário.
Fluidez no trânsito
As obras também darão maior fluidez no trânsito na região, já que as ruas que contornam o Parque Paquetá, pavimentadas com asfalto CBUQ, estão interligadas à Av. Dr. Lamartine. Uma outra via liga o Parque Paquetá até a Avenida Castelo Branco, principal via do Setor Universitário.