Catalão: Inauguração da Fundação Cultural Maria das Dores Campos acontece nesta quinta (28), com show de Renato Teixeira
Restauração do prédio, que já abrigou várias instituições públicas de Catalão, preserva a memória coletiva dos moradores
A Prefeitura de Catalão, por meio da Fundação Cultural Maria das Dores Campos (FCMDC), convida toda a população para a noite de inauguração que irá marcar a entrega da restauração do prédio, nesta quinta-feira(28), na Av. 20 de Agosto, no centro da cidade.
Com o visual completamente repaginado e obedecendo o projeto original com geometria em Art Déco e estilo colonial muito em moda nos anos 1930, o novo prédio da Fundação Cultural Maria das Dores Campos está pronto para, novamente, servir à comunidade.
A inauguração, marcada para esta quinta-feira, 28 de novembro, às 20h, terá show com o cantor Renato Teixeira, autor de clássicos da música popular como: “Tocando em Frente”, “Romaria” e “Amanheceu, peguei a Viola”. A noite de festa também contará com a participação do cantor Thales Lessa, famoso por criar hits da música sertaneja e ser gravado por grandes artistas.
Patrimônio restaurado
Ao todo, mais de 1.000 m² foram reformados, restaurados e modernizados. O projeto garante funcionalidade, segurança e respeito à identidade do prédio. O telhado foi completamente refeito, preservando o traçado original para manter a estética do edifício.
No palco, foi necessário realizar reparos estruturais na contenção, além de nivelamento e instalação de um piso novo. O antigo estacionamento foi transformado em uma praça. As cores do edifício foram escolhidas com base em estudos, representando tanto as cores originais da Fundação quanto as do município.
A readequação da Fundação Cultural custou R$ 940 mil ao Tesouro Municipal. As executoras da obra foram as empresas M.A Construtora e Construtora Primarco, vencedoras da licitação.
Serviço
- Inauguração da restauração da FCMDC
- Dia: 28 de novembro, quinta-feira
- Horário: 20h
- Local: Fundação Cultural
- Av. 20 de agosto, Centro, Catalão-GO
- Com show de Renato Teixeira e Thales Lessa
- Evento gratuito
Representação dos três poderes
A estrutura da atual Fundação Cultural foi concebida, no fim dos anos 1930, para abrigar uma escola que foi inaugurada em 1941. Depois, sediou a Prefeitura, Câmara Municipal e, mais tarde, o Fórum.
Sobre a Fundação Cultural
A Fundação Cultural foi criada em maio de 1993, por Lei Municipal, na gestão do prefeito José Moreira. Na época, os vereadores aprovaram, por unanimidade, Maria das Dores Campos para ser o nome oficial da Fundação.
O prédio da Fundação Cultural foi tombado em 2018, por Lei Municipal, na terceira gestão do prefeito Adib Elias Júnior. A atual presidente da Fundação é Maria da Glória Rosa Sampaio.
Maria das Dores Campos, a Profa. Mariazinha, é um dos símbolos da cidade e deixou exemplo memorável de dedicação na área cultural. Foi professora por quase 60 anos, tendo sido coordenadora, supervisora, diretora, inspetora de ensino e orientadora de alunos. Também dedicou-se a recontar a história do município, publicando livros e diversos artigos na imprensa regional.