
Redação
O pré-candidato a Prefeito de Catalão, Luciano Tampa (PL), voltou a minimizar o impacto da pandemia do novo coronavírus e afirmou que os gestores adotaram medidas de quarentena de forma errada. Para o liberal, não teve tanta necessidade, afinal foram poucos contaminados.
O ex-secretário e ex-candidato a vice de Jardel Sebba, usou suas redes sociais para afirmar que não teve uma grande propagação do vírus por conta do clima e que a medida de pouco valeu à pena. “A quarentena de pouco valeu à pena, quem não pegou a vírus deve ser por conta do clima do país”, afirmou Tampa.
Diferente das alegações do pré-candidato a Prefeito, especialistas em saúde pública, seguindo recomendações da OMS e do Ministério da Saúde, afirmam a necessidade do isolamento social e expõem que o estado de Goiás teve poucos casos – se comparando ao país – justamente por ter tomado medidas de isolamento ainda no início da disseminação.
Em Catalão, as medidas de enfrentamento ao vírus também seguiram as determinações das autoridades sanitárias. A cidade tomou ações já no início da disseminação, o que achatou a curva de contágio.
Estados que não adotaram as medidas de isolamento social ainda no início estão sofrendo as conseqüências hoje. Em diversos municípios o sistema de saúde entrou em colapso. Até esta quarta-feira, o Brasil tinha 45.757 casos confirmados do novo coronavírus e 2.906 mortes. Em Goiás foi registrada hoje a vigésima morte.
Já em outro comentário, Tampa afirmou que se fosse para adotar a quarentena, deveria ter fechado tudo, inclusive farmácias, supermercados e postos de gasolina, serviços esses que são considerados essências, mas não informou como se daria isso, como seria a produção e distribuição de alimentos, remédios e combustíveis, bem como o transporte desses trabalhadores.
Rendeu críticas
Este tipo de posicionamento rendeu críticas ao pré-candidato de seus próprios aliados e cidadãos nas redes sociais. Comentários em sua postagem criticavam o político, dizendo que ele estava criticando a atuação dos gestores por intriga política.
“Faça propostas, ou mostre seu trabalho Luciano, criticar um problema tão repentino que nem as grandes organizações conseguiram 100% de sucesso e fácil quero ver mostrar alguma coisa que o senhor tenha feito pelo povo”, comentou um internauta.
“Não vá nessa do Luciano, pois se você ficar doente, você tem hospital particular, tem respiradores, já o pobre vai para fila espera por um leito”, afirmou outra internauta.
Já outro comentário diz: “Só não foi tão válido porque não morreu ninguém da sua família”. Que complementa dizendo que as críticas são inteiramente por política e interresses do pré-candidato em se tornar prefeito.