Goiânia

Câmara de Goiânia recebe professores para Semana da Primeira Infância

Abertura ocorre nesta quarta-feira (18/9)

Câmara de Goiânia recebe professores para Semana da Primeira Infância. (Foto: Prefeitura de Goiânia)

 A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), dá início, nesta quarta-feira (18/9), às atividades referentes à Semana da Primeira Infância. O evento, que ocupa a Câmara Municipal de Goiânia, e pretende teceber mais de mil profissionais da Educação Infantil, entre professores, auxiliares ou apoios técnicos, começa às 8h. 

A iniciativa segue até sexta-feira (20/9) e será costurada sob o tema: “Por infâncias com mais natureza”, com o objetivo de atuar em defesa dos direitos das crianças de 0 a 5 anos, visando o atendimento integral à infância.

Na programação, palestras, reuniões e minicursos. “Essa é apenas uma das ações promovidas pela Gerência de Educação Infantil da SME, que visa garantir estudos, orientações e ações formativas de temáticas relevantes de forma a ampliar os conhecimentos dos profissionais de Educação Infantil”, explica a gerente da área, Aline Ferreira,

Ferreira destaca ainda que o evento tem como objetivo possibilitar que os profissionais da Educação Infantil compartilhem suas práticas pedagógicas. “Por meio do acompanhamento pedagógico nas unidades educacionais que atendem a etapa, a SME identificou temas relevantes a serem estudados, para que os nossos profissionais promovam experiências significativas para as crianças”, ressalta.

Programação

Na abertura do evento, a professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, Thaís Regina de Carvalho, e o professor José Alecrim, que vão abordar o tema “Desemparedamento da infância: o que os povos indígenas e africanos podem nos ensinar?”. Alecrim é artista visual e educador indígena, pertencente à etnia Memörtrumre-Canela, da região de Barro do Corda (MA).

Já na quinta-feira (19/9) serão realizadas reuniões das unidades educacionais com as famílias, e na sexta (20/9) a programação segue com minicursos no Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena (Campus Samambaia/ UFG), com abordagem sobre investigações com a natureza, a arte como direito das crianças, criança e natureza: possibilidades para desemparedar as infâncias, e contação de histórias africanas e afro-brasileiras em espaços externos.

De acordo com a SME, as atividades da Semana da Primeira Infância seguem até o dia 10 de outubro, com ações externas desenvolvidas especialmente para as crianças no Circo Laheto, Parque Zoológico e Vila Ambiental. As ações têm como objetivo trazer reflexão sobre a importância de desemparedar as crianças e ressignificar os espaços externos das unidades educacionais.

Deixe uma resposta