Caiado deve adotar lockdown alternado a partir de terça (30), em Goiás
Governador deve publicar novo decreto nas próximas horas.

Redação
O governador Ronaldo Caiado declarou apoio ao estudo apresentado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) que indica a adoção alternada de 14 dias de isolamento rígido e 14 dias de flexibilização como alternativa para conter o avanço da covid-19 no Estado. “O protocolo que respaldo é o protocolo da UFG”, garantiu na manhã desta segunda-feira (29/6), durante reunião com prefeitos.
O governador indicou, ainda, que vai publicar um novo decreto “incluindo a restrição de algumas atividades que estavam autorizadas a funcionar”. E que, dentro de 14 dias, haverá nova flexibilização. “Quero pedir a todos: a partir de amanhã (terça-feira), vamos começar a colocar em prática tudo o que vimos como sugestões”, disse aos prefeitos. Como exemplo, citou que somente indústrias consideradas essenciais, como as alimentícias, poderão funcionar.
O estudo feito por pesquisadores da universidade foi apresentado na abertura do encontro on-line. A UFG aponta a estratégia alternada de isolamento social como uma solução que contempla a saúde e a economia, ao mesmo tempo em que poderia evitar 8,3 mil mortes até o fim de setembro.
Tal modelo é indicado para cidades onde o avanço da contaminação pelo novo coronavírus está crescente. “Os [prefeitos] que tiverem de acordo terão total apoio do governo estadual. Aqueles que acharem que devem seguir outro caminho, que comunique a população e assuma suas responsabilidades”, declarou Caiado.