Caiado cumpre mais de 20 compromissos na Índia
Governador, que permanecerá no País até 21 de fevereiro, chama atenção para importância da troca de informações entre os países

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), já cumpriu mais de 20 compromissos programados para a primeira semana de sua passagem pela Índia. Caiado deu início ao cronograma na última segunda-feira, 10. A viagem, que conta com uma série de encontros estratégicos com representantes do governo indiano e do setor privado, busca o fortalecimento das relações comerciais e atração de investimentos para Goiás.
Tendo em vista a expansão das relações comerciais entre Goiás e a Índia, o governador Ronaldo Caiado e membros da comitiva goiana se reuniram logo nos primeiros dias com cerca de 20 empresários indianos da Confederação da Indústria Indiana (CII), além de 35 empresários brasileiros.
Logo na arrancada dos trabalhos, foi definida realização de reuniões setoriais para definir futuros negócios. “Goiás está exatamente no centro do país, Brasília, a capital, está incrustada no nosso território. É um estado de 350.000 km² e que tem um potencial de crescimento enorme. Nós só temos 7 milhões de habitantes. Dentro desta radiografia, quero dizer que esse é o momento oportuno para se investir em Goiás”, disse o governador aos empresários.
Ao apresentar as especificidades do Estado, o governador ainda enfatizou a alta capacidade produtiva, a força do cooperativismo e a pujança do segmento farmacêutico goiano. Ainda, sinalizou a disposição do governo em firmar parcerias nas mais diversas áreas, especialmente tecnologia, inovação e inteligência artificial e comentou sobre os investimentos na transição energética do combustível fóssil a modelos mais sustentáveis.
Nos dias seguintes, Caiado discutiu a construção de uma nova parceria bilateral para avançar na produção de alimentos. A reunião foi com o ministro de Estado da Agricultura e Bem-Estar da Índia, Bhagirath Choudhary, em Nova Delhi.
Caiado abriu o diálogo com os representantes do governo indiano, visando acordos para impulsionar o desenvolvimento do agronegócio, alcançar estabilidade de preços e viabilizar acesso a novas tecnologias.
Nesse contexto, Goiás avançou para iniciar a exportação de feijão-caupi biofortificado para a Índia. O primeiro passo para o acordo foi dado durante o The Pulses Conclave 2025. Trata-se de um evento internacional sobre leguminosas onde o chefe do Executivo goiano apresentou o grão produzido em território goiano pela Embrapa Cerrados.
No mais recente movimento, o Estado assegurou, durante o Invest Goiás, em Nova Délhi, uma parceria importante. Um memorando de entendimento foi assinado pelo governador, por representantes de Rio Verde e da indústria indiana Raj Process Equipments and Systems.
O acordo para instalação de fábrica mostra, segundo o governo, que oGoiás está na vanguarda da transição energética. “O biometano é uma alternativa viável e sustentável, e esse acordo com a indústria indiana é mais um passo para consolidarmos nossa liderança nesse setor”, disse o gestor. O acordo faz parte de um movimento estratégico liderado pelo Governo de Goiás para fomentar o uso de combustíveis renováveis no estado.