Caiado cobra critérios para definição na base de candidatos únicos
Em evento de filiação do prefeito de Catalão, Adib Elias, ao Podemos, governador disse que entendimentos serão alcançados com os nomes “mais viáveis” para a disputa.
Mais dedicado às conversas para as eleições municipais de outubro, o governador Ronaldo Caiado (DEM) defendeu ontem a definição de critérios para a escolha de candidatos únicos da base governista. Em discurso durante evento partidário em Catalão, ele afirmou que os entendimentos serão alcançados de “maneira madura” e com os nomes “mais viáveis” para a disputa.
“Eu tenho um estilo de campanha: eu não sou homem de tirar fotografia com dois candidatos na mesma cidade. Eu tenho lado. Isso é fundamental na vida pública. Não dá mais para o jogo da esperteza, da malandragem, da enganação. Temos de ter coerência na vida”, afirmou ao discursar no evento de filiação do prefeito de Catalão e pré-candidato à reeleição, Adib Elias, ao Podemos.
“Não vai ser na tese do ‘ai, eu quero’. Vamos definir quais as condicionantes para termos acordos para escolher candidatos. Aí fica mais fácil”, completou o governador, sem detalhar quais devem ser esses critérios.
Eleito em uma coligação com 12 partidos, Caiado vem buscando adesão de outras siglas para fortalecer a base. Nas conversas, ele tem repetido que ganhar musculatura nas principais cidades é importante para o projeto de 2022. Enquanto no primeiro ano do mandato Caiado ficou voltado para as questões administrativas, especialmente a tentativa de equilibrar as contas, desde o mês passado a agenda política ganhou mais espaço.
Caiado chegou a citar no discurso que poderia cobrar a filiação de Adib ao DEM, como chegou a ficar acertado no final do ano passado. “Por que eu não fiz isso? Porque eu sei o quanto eles (a sigla aliada) contribuíram. O fortalecimento do Podemos é o fortalecimento do nosso governo e das condições de amanhã reproduzirmos vitórias nos 246 municípios do Estado”, disse o democrata.
Adib Elias chegou a avançar nas conversas com o DEM, mas prefeito acabou optando pela filiação ao Podemos. Em março ele deve assumir o comando estadual do partido. Nos bastidores, as informações são de que a sigla do governador já estava fechada com ele para a sucessão e a ida para o Podemos ampliaria a coligação.
O governador não poupou elogios a Adib e disse que tem uma grande dívida com o ex-emedebista: “Gratidão se paga com gestos de lealdade. Onde Adib andar em Catalão vai ter Ronaldo Caiado ao lado. Além da campanha (2018), ainda lhe devo muito. Em momento de dificuldades financeiras, você estendeu a mão e nos ajudou (referência a operação tapa-buracos em rodovias)”.
Antes de participar do evento do Podemos, no auditório da Associação Comercial e Industrial da cidade, Caiado fez visita a regiões que foram atingidas pelas chuvas em Catalão. O senadores Álvaro Dias e Oriovisto Guimarães, ambos do Paraná, e o deputado federal José Nelto, líder do Podemos na Câmara, estiveram presentes, além de prefeitos da região.
Tanto Caiado como Adib também fizeram críticas às gestões do PSDB no Estado, acusando corrupção e falta de transparência.
Informações: O Popular