Bastidores: quem deve permanecer no secretariado de Velomar na Prefeitura de Catalão
Jamil Torquato, Karla Rabelo, Luiz Severo e Thais Simões estão entre os cotados
Qual a dinâmica a ser adotada pelo prefeito eleito de Catalão, Velomar Rios (MDB), no sentido de sua comunicação institucional e política? Ainda não se sabe, aliás, não se sabe ainda nenhum nome que estará oficialmente no primeiro escalão do Executivo Municipal, com exceção da primeira-dama, Nelsa Rios, que já foi anunciada como secretária de Ação Social.
Mas em se tratando da comunicação, o GO Noticias ouviu dois experts em mídia e também dois figurões da política catalana, e todos, são enfáticos: para se fazer comunicação em Catalão, e por consequência na região – sendo Catalão uma vitrine para o estado – precisa entender de política, conhecer as pastas e suas atribuições, integrando cada setor, bem como ter bom relacionamento com todos os tipos de veículos de imprensa, se comunicando com a população e com a classe política, entidades e afins. É necessário conhecer todos e se comunicar com todos. Conhecer de comunicação de forma ampla, institucional e política.
Com isso, se destaca o nome da atual titular da pasta, Thaís Simões. Apesar da pasta ser bastante assediada é inegável que entre os nomes que surgiram, o mais forte continua sendo o dela. Thaís impõe peso à secretaria, tem credibilidade com os colaboradores da imprensa, com a população e é respeitada até mesmo pela oposição. Muito competente e com um portfólio chancelado por Adib Elias – que não perde a oportunidade de elogiar seu trabalho.
Um comunicador, talvez um dos mais críticos de Catalão, destaca: “ela sem dúvidas consegue alavancar não só qualquer governo no quesito divulgação e marketing, mas também é conhecida por promover e defender fervorosamente o trabalho do gestor que está à frente da Prefeitura. Com certeza, se Velomar a escolher, poderá dormir sossegado, terá uma Comunicação atuante e respeitada. Tecnicamente e politicamente falando, sem dúvidas, é o nome mais forte e seguro para estar à frente da Secretaria de Comunicação”.
De acordo com uma fonte, Luiz Severo Braga Gomide, atual secretário de Transportes e Infraestrutura na gestão de Adib Elias – e braço direito de Velomar – pode continuar à frente da pasta. Cogita-se também que ele assuma a Secretária de Administração ou Secretaria de Obras. Na verdade, o que dizem é que poderá escolher. Engenheiro Civil capacitado e com a política correndo nas veias, Severo é carimbado, tem gestão aprovada e estará no primeiro escalão de Velomar, sem dúvidas.
Karla Rabelo vai para a Procuradoria do Município? Ainda não se sabe, mas é dado como certo que deve estar no secretariado da Prefeitura de Catalão. A advogada e titular do Instituto de Previdência e Assistência Social de Catalão (IPASC), está entre os nomes carimbados na gestão de Velomar Rios. Capacitada, de confiança do gestor, estará ao seu lado a partir de 1º de janeiro.
Falando em gestão, não poderia faltar o nome de Jamil Torquato. Homem de confiança de Velomar Rios, atual titular da Controladoria Geral, Torquato pode assumir a Secretaria de Administração, pasta que já comandou anteriormente. Caso não, pode escolher a Chefia de Gabinete, Planejamento ou qualquer pasta que queira assumir, diante a capacidade e articulação que tem junto ao prefeito eleito.
Ao que tudo indica, Velomar parece focado em montar um time que equilibre experiência política e capacidade técnica. A escolha dos nomes, além de influenciar diretamente a condução da administração, oferece oportunidades para promover a governabilidade e manter o apoio popular. As próximas semanas serão cruciais para que o novo prefeito defina os rumos de sua gestão e comece a enfrentar os desafios que o aguardam.