Aumento de casos de dengue coloca cidades goianas em situação de emergência
Estado soma mais de 6 mil registros da doença
Goiás está em alerta devido ao aumento de casos de dengue no início de 2025. O Estado já registra 6.191 casos e duas mortes em decorrência da doença. Além disso, outros 16 óbitos estão sendo investigados para verificar possível ligação com o vírus. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), a pasta segue monitorando a situação das arboviroses.
A SES-GO informou que 27 municípios goianos estão em situação de emergência, devido à taxa de incidência por 4 semanas consecutivas acima do limite esperado para o período.
Municípios em situação de emergência:
- Iporá
- Itumbiara
- Faina
- Itapuranga
- Itapaci
- Catalão
- Jaraguá
- Caçu
- Santo Antônio do Descoberto
- Diorama
- Mozarlândia
- Nerópolis
- Araguapaz
- Heitoraí
- Mundo Novo
- Americano do Brasil
- Guarinos
- Brazabrantes
- Campos Belos
- Santo Antônio de Goiás
- Cromínia
- Mossâmedes
- Palestina de Goiás
- Itajá
- Turvelândia
- Davinópolis
- Gouvelândia
Casos de dengue: sorotipo 2 é o mais prevalente em Goiás
Ainda de acordo com a secretaria, o sorotipo 2 continua sendo o mais prevalente neste ano, assim como foi no ano passado. No entanto, o alerta segue ligado, pois o sotoripo 3 tem circulado em estados que fazem fronteira com Goiás.
Diante disso, o órgão ressalta que o importante é o monitoramento constante da situação. Em todo o ano de 2024, foram registrados 321 mil casos confirmados, com 429 mortes, considerando todos os sorotipos.
Prevenção e combate ao Aedes aegypti
Segundo a SES-GO, durante os períodos chuvosos, os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti são ampliados, destacando a urgência de medidas preventivas para conter a expansão desses focos. Por isso, é importante limpar e verificar regularmente esses pontos que podem acumular água. Além disso, o uso de repelentes também se configura como uma prática preventiva eficaz.
Primeira morte confirmada em 2025
Uma professora de Heitoraí, na região Central de Goiás, foi a primeira morte por dengue confirmada em 2025 no estado. A vítima tinha 58 anos. Damiana Gonçalves começou passar mal em dezembro, ficou internada no hospital municipal com suspeita de dengue e morreu em 4 de janeiro deste ano.
Com informações: A Redação