Aulas presenciais em Goiás são suspensas até 30 de maio
Suspensão visa conter avanço da Covid-19.

As aulas presenciais em Goiás estão suspensas até o dia 30 de maio. A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) decidiu acatar nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e estendeu a proibição até o fim do próximo mês. O período de suspensão das escolas começou entre os dias 16 e 18 de março.
Conforme a Seduc, 90% das escolas da rede estadual continuam oferecendo aulas na modalidade educação a distância desde o dia 23 de março. A implementação desse modelo foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação.
A pasta explica que as coordenações e o corpo docente vêm desenvolvendo ações pedagógicas para manter o cronograma letivo e alcançar o maior número de alunos. São utilizadas ferramentas e estratégias como videoaulas, grupos de WhatsApp, Google Classroom, listas impressas e entrega de materiais didáticos nas casas ou em pontos de referência de cada comunidade.
O governo lançou um portal para auxiliar professores e estudantes da rede estadual na educação a distância. A página tem conteúdos com aulas e listas de atividades para todas as séries dos ensinos Fundamental e Médio. O Portal NetEscola, conforme a Seduc, suplementa aulas elaboradas pelos professores.
Aulas transmitidas pela TV e acesso à internet
A partir da próxima segunda-feira (27), a Seduc deve transmitir aulas para os Ensinos Fundamental e Médio pela TBC. A secretaria negocia com a emissora a disponibilidade de um horário pela manhã e um horário no período da tarde dedicados à transmissão dos conteúdos.
Em comunidades sem acesso à internet, as escolas estão organizando entrega de atividades, agendamento telefônico com os pais e impressão de listas. O método tem sido adotado com os estudantes da zona rural.
Educação Especial
O trabalho dos profissionais de apoio e professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) segue normalmente, porém a distância. Assim, os estudantes com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento/Transtorno do Espectro Autista e Altas Habilidades/Superdotação continuam sendo atendidos.
Superintendente de Modalidades e Temáticas Especiais da Seduc, Núbia Rejaine lembra que o plano de aula e a elaboração dos conteúdos são de responsabilidade dos professores regentes de cada área do conhecimento. O professor regente deve preparar, também, conteúdo adaptado para seus alunos com deficiência, de acordo com as limitações deles. Já o papel do profissional de apoio e do professor de AEE, como explicou, é de mediar essa aprendizagem, acompanhando de perto os estudantes da Educação Especial.