Saúde

Após um dia internado, Bolsonaro tem alta hospitalar; exames confirmam câncer de pele

Ex-presidente apresentou melhora clínica, mas biópsia detectou carcinoma de células escamosas em duas lesões que foram removidas

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu alta hospitalar após apresentar melhora dos sintomas e da função renal um dia depois da internação. Um novo boletim médico, divulgado na tarde desta quarta-feira (17), informou também que os exames confirmaram que Bolsonaro tem câncer de pele em duas manchas examinadas com biopsia no final de semana, uma no tórax, outra no braço, a mais grave.

Na terça (16), o ex-presidente precisou ser levado às pressas ao Hospital DF Star após apresentar um quadro de “soluços, vômitos, tontura, desidratação, queda da pressão arterial e pré-síncope”. No final de semana tinha sido identificada anemia.

Boletim médico

Sobre as manchas examinadas e a alta hospitalar, o boletim médico divulgado informou: “O laudo anátomo patológico das lesões cutâneas operadas no domingo mostrou a presença de carcinoma de células escamosas “in situ”, em duas das oito lesões removidas, com a necessidade de acompanhamento clínico e reavaliação periódica. Recebe alta hospitalar, mantendo o acompanhamento médico”.

O cirurgião Cláudio Birolini, médico do ex-presidente, explicou que as lesões retiradas deram positivo para um tipo de tumor (carcinoma de células escamosas), “que não é o mais bonzinho e nem o mais agressivo, é um intermediário”. Segundo ele, “ainda assim, é um tipo de câncer de pele que pode ter consequências mais sérias”. Por esse motivo elas já foram removidas e Bolsonaro deve retornar para retirar os pontos cirúrgicos em algumas semanas.

Segundo o jornal O Globo, Bolsonaro já voltou para a prisão domiciliar em Brasília. Lá ele aguarda a definição de onde deve começar a cumprir a pena de 27 anos e 3 meses em regime fechado pela condenação por crime de golpe de Estado definida pelo Supremo Tribunal Federal, no dia 11.

Deixe uma resposta