CatalãoEducação

Alunos da Faculdade UNA protestam contra aumento de mensalidades em Catalão

Os alunos foram notificados do reajuste ao realizar a rematrícula

Redação

Estudantes do Centro Universitário UNA, maior faculdade privada de Catalão, iniciaram pelas redes sociais uma série de protestos questionando o aumento das mensalidades para o ano de 2021. Os alunos foram notificados do aumento ao realizar a rematrícula.

Os preços das mensalidades subiram em 5%, mesmo sem aulas presenciais e em plena pandemia da Covid-19. Alunos alegam não haver justificativa para o aumento e que a Faculdade não está levando em conta o momento de pandemia que o mundo está passando.

Os estudantes argumentam ainda que o ano de 2020 foi conturbado, onde muitos perderam o emprego, bem como, os pais e demais mantenedores dos lares que pagam as mensalidades, tiveram redução drástica na renda familiar, e mesmo nesse cenário caótico, a instituição de ensino superior optou por aumentar os valores.

“Um aumento de 5% parece pouco, mas o impacto na renda doméstica de muitos alunos é fator determinante para continuarem estudando ou não”, destaca um dos alunos, justificando que vários colegas não continuarão estudando esse ano, apesar de terem a vontade de continuar.

Os estudantes afirmam que tentaram argumentar com a Faculdade UNA, porém, as demandas não foram consideradas, e isso motivou o movimento na internet.

“Esse aumento de 5% está desmotivando muitas pessoas. Os valores médios dos cursos giram em torno de um salário mínimo, como é o caso do curso de Direito. Cinco por cento em mais de R$ 1.000 reais na situação de hoje, não é pouca coisa para um pai de família”, disse outro aluno.

Já uma estudante do curso de Administração que não quis se identificar, por medo de retaliações, disse que o reajuste trará prejuízo até para a própria Faculdade. “Esse aumento representa um impacto negativo até para faculdade, pois por conta desse reajuste, muita gente vai trancar o curso. Vão é perder dinheiro, ao invés de ganhar. Estou pensando em trancar também. Qualquer aumento em um momento como esse é inadequado, e ainda pagar mais caro para estudar pela internet? Aí é que não justifica mesmo,”, comentou indignado a universitária.

Na mobilização, os discentes divulgaram um vídeo que está circulando amplamente entre os grupos de whatsapp dos cursos, aconselhando a todas as pessoas que estudam na faculdade UNA a não realizarem a matrícula por enquanto, e também, para que acionem o Ministério Público com o objetivo de questionar o aumento, além de divulgarem a campanha nas redes sociais com a hashtag #descontaUNA.

Deixe uma resposta