GoiásTrânsito

Detran: Começou a valer o CRLV Eletrônico

O sistema online, permite que o usuário imprima o documento em casa ou use o aplicativo para ter a posse do documento. Mudança passou a valer nesta quinta-feira (30).

Os proprietários de veículos em Goiás já podem começar a emitir registros e licenciamentos de seus carros pela internet. A novidade do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) online permite que o usuário imprima o documento em casa ou use o aplicativo para ter a posse do documento e assim ter mais agilidade na hora de conseguir a regularidade.

O processo foi acelerado nos últimos dias por conta das mudanças no Seguro DPVAT inseridas pelo governo federal. A Seguradora Líder, responsável pelo seguro, era também a responsável pela impressão do papel moeda dos documentos. Sem a receita gerada pelo pagamento do seguro obrigatória, o repasse do material foi cortado.

Em entrevista coletiva, o presidente do Detran, Marcos Roberto Silva, explicou as mudanças: “As pessoas que querem ter acesso ao seu CRLV eletrônico devem entrar no site do Detran, imprimir seu documento para que possa transitar com ele. Caso não queira imprimir e queira usar o aplicativo nós temos, o Detran GO ON”

Segundo ele, desde a quinta-feira (30), o estado de Goiás só vai imprimir aquele documento de registro, o CRV. Portanto, com o vencimento da primeira parcela do IPVA das placas com final 1 também hoje, todos os documentos de licenciamento em 2020 serão feitos por meio eletrônico.

Segundo Marcos Roberto, a mudança vai gerar uma economia de R$ 5,9 milhões para o órgão, além de retirar a cobrança de segunda via do documento ao cidadão que custava R$ 48,08.

Conforme explicou o presidente, para acessar o documento eletrônico basta saber a placa e Renavam do veículo, acessar Detran ou no aplicativo Detran GO ON, clica na barra de veículos e colocas as informações solicitadas. A solicitação de impressão vai estar logo abaixo na página.

“O que a gente está fazendo aqui hoje é trazer para a sociedade uma proximidade do serviço. Se você paga o documento até duas horas o documento vai estar disponível para você”, comentou Marcos, lembrando que existia já houve relatos de uma demora de cerca de 90 dias para que o documento chegasse na casa do cidadão.

Deixe uma resposta