Prefeitura celebra o Dia da Pamonha com produção de 4 mil unidades no CCPA em Catalão
Produção foi distribuída entre os frequentadores do Núcleo da Terceira Idade e para instituições acolhidas pelo município

Para marcar o Dia Estadual da Pamonha Goiana, na terça-feira (03), a Prefeitura de Catalão reuniu no Centro de Convivência do Pequeno Aprendiz os frequentadores do Núcleo da Terceira Idade em uma missão que uniu herança cultural e solidariedade: transformar 25 sacos de milho em alimento e alegria.
Embora o Dia Estadual da Pamonha tenha sido instituído por lei em 2024, a gestão municipal faz questão de valorizar a tradição que vem dos ancestrais. A ação proporcionou um dia inteiro de integração, onde o trabalho de ralar e preparar o milho se tornou um momento de lazer.
Para a aposentada Lourdes Leão, o clima de união foi o destaque: “Aqui a gente faz com alegria, e isso faz toda a diferença”, celebrou.
Impacto Social e Solidariedade
A força-tarefa organizada pela Secretaria de Ação Social apresentou resultados expressivos. Com o processamento de 25 sacos de milho verde, foram produzidas cerca de 4 mil pamonhas. Além de preservar a cultura, a iniciativa teve um importante viés social: toda a produção foi distribuída para os frequentadores do Núcleo da Terceira Idade e para instituições acolhidas pelo município, como o Abrigo dos Idosos e a Morada da Criança.
Ao incentivar a “pamonhada” como evento oficial, o município garante que a sabedoria dos mais velhos seja celebrada e que as pessoas em situação de vulnerabilidade ou acolhimento recebam um alimento que é símbolo de afeto na mesa goiana.
“Fazer da pamonhada uma grande festa é valorizar nossas raízes e, acima de tudo, cuidar das pessoas, garantindo que o sabor da nossa terra chegue a quem mais precisa”, destacou a administração municipal.












