Caléndário de dezembro: datas, fatos e feriados
Neste mês de “balanço”, temos um feriado nacional e a chegada da estação mais quente do ano no Hemisfério Sul

Calendário de dezembro, mês que tradicionalmente é permeado por celebrações e reflexões. Em dezembro temos um feriado nacional e a chegada da estação mais quente do ano no Hemisfério Sul.
O feriado é no dia 25 de dezembro. A data é marcada por um dos dias mais significativos do calendário cristão: o Natal. Para além de ser uma confraternização religiosa, a data segue tradições familiares e troca de presentes.
Outra data de destaque em dezembro é o solstício de verão no Hemisfério Sul. No dia 21 de dezembro, às 12h03, a estação mais quente do ano começa oficialmente no Brasil.
Marcos históricos recentes
O mês de dezembro também tem dois dias importantes na história recente. No dia 8 de dezembro, a primeira aplicação da vacina contra a covid-19 (doença que assolava o mundo no momento) completa 5 anos. Foi nesta data, em 2020, que o Reino Unido iniciou a campanha de vacinação contra a doença e deu o primeiro passo para o fim da pandemia.
No dia 21, completam-se 10 anos do incêndio de grandes proporções que destruiu o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. O episódio causou a morte de uma pessoa (que trabalhava como bombeiro civil no local) e a perda de um patrimônio histórico inestimável.
200 anos de Dom Pedro II e 100 anos de São Silvestre
Dezembro também tem um centenário e um bicentenário. Amanhã, 2 de dezembro, o nascimento do último imperador do Brasil, Dom Pedro II, completa 200 anos. Nascido no Rio de Janeiro, ele assumiu o trono do Brasil com cinco anos.
No último dia do ano, 31 de dezembro, é realizada a 100ª edição da Corrida de São Silvestre. A mais tradicional corrida de rua do calendário do país completa 100 anos e reúne atletas de elite e amadores nas ruas da cidade de São Paulo.
Outras datas
As causas sociais e de conscientização também têm espaço de destaque em dezembro. Logo no início do mês, no dia 1º, o mundo se une no Dia Mundial de Combate à Aids.
No dia 4 é celebrado o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para destacar os desafios e conquistas em torno da acessibilidade e da igualdade de direitos das pessoas com deficiência.
Para fechar as datas do mês, há duas celebrações em 10 de dezembro: o Dia Internacional dos Direitos Humanos (que relembra a proclamação da Declaração Universal de 1948) e o Dia Internacional dos Direitos Animais (criado para convidar à reflexão sobre a relação ética dos seres humanos com os demais seres vivos).





