Tentativas de fraudes com documentos mais que dobram no Brasil entre 2022 e 2025
Golpes com documentos, especialmente RG e CNH, crescem com o avanço do comércio digital e instituições financeiras online

As tentativas de fraude documental no Brasil mais que dobraram entre 2022 e 2025, segundo levantamento da empresa Caf, especializada em verificação inteligente de documentos. Em 2022, foram identificadas cerca de 19 mil tentativas; já em 2025 (até então), esse número ultrapassa 51 mil.
De acordo com a Caf, o documento mais visado nas fraudes continua sendo o RG (Registro Geral), presente em 84% dos casos em 2025. Já a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) teve participação crescente: representava apenas 8 % das fraudes em 2022 e subiu para 14% em 2025.
Para identificar essas fraudes, a Caf usa uma tecnologia chamada Documentoscopia, que combina análise automatizada, reconhecimento óptico de caracteres (OCR) e análise especializada. Só em 2025, a plataforma da empresa analisou mais de 11 milhões de documentos.
Segundo José Oliveira, diretor de tecnologia da Caf, modelos antigos e diversos de RG ainda em circulação no país favorecem a manipulação. Ele também defende o uso de IA em conjunto com análise humana para aumentar a precisão na detecção — segundo ele, esse método chega a 98% de acerto nas fraudes.




