Catalão

Em encontro com Lula, chinesa GAC anuncia unidade em Catalão para fabricação de três modelos de carros

Montadora chinesa confirmou ao presidente Lula investimento de US$ 1,3 bilhão no Brasil, com produção de três modelos em Catalão (GO) ainda neste ano

A fabricante de carros chinesa GAC Motor anunciou nesta segunda-feira (12) que vai entrar no Brasil com uma fábrica em Catalão, Goiás, produzindo dois modelos elétricos e um híbrido.

Em encontro com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que está na China, executivos da empresa afirmaram que os investimentos previstos no país são de cerca de US$ 1,3 bilhão. A GAC também tem planos para instalar um centro de pesquisas e desenvolvimento no Nordeste.

A empresa chinesa tem negociações para assumir a fábrica operada pela HPE Automotores em Catalão, que produzia modelos da Mitsubishi e Suzuki e está fechada desde o fim do ano passado.

Ao presidente Lula, executivos da montadora apresentaram os três modelos que serão produzidos em Goiás. Serão o SUV compacto Emkoo, de propulsão híbrida, o crossover elétrico Aion V e SUV cupê Hyper HT, também movido a bateria.

GAC Motor Hyper HT – (Foto: Divulgação)

Mercado brasileiro

A GAC havia revelado seu projeto de entrar no mercado brasileiro no final do ano passado, já assumindo o compromisso de produzir internamente, mas sem revelar modelos ou o local escolhido. Em março, executivos da empresa no Brasil revelaram que o primeiro navio com 300 veículos deveria aportar por aqui em abril.

Os modelos importados serão o Aion Y Plus (SUV compacto), o sedã Aion ES (elétrico) e o já citado Hyptec HT. Mas a marca quer chegar a 15 produtos no país em cinco anos. Pertencente ao governo chinês, a GAC é a 5ª maior fabricante do país e está localizada em Guangzhou, na região do Cantão.

Deixe uma resposta