Uma falha em sistemas de segurança tecnológica tem afetado diversos serviços pelo mundo. Em Goiânia, dois voos atrasaram no Aeroporto Santa Genoveva. São eles: o voo 2957, com destino a Confins, em Belo Horizonte, que estava previsto para 06h10 e decolou às 06h40; o outro é o voo 4327, com destino a Campinas, em São Paulo, previsto para 06h e decolou 06h49.
Todos são da Azul Linhas Aéreas, que confirmou em nota que aconteceu uma interrupção no sistema de gestão de reservas causada pelo apagão mundial. Os sistemas de check-in digital está indisponível. A orientação da companhia é para que os passageiros cheguem mais cedo nos aeroportos para fazer o check-in lá.
Usuários do Banco Bradesco reclamaram que os sistemas não estavam funcionando. Questionamos a empresa se os problemas estavam ligados ao apagão e aguardamos retorno.
Os problemas técnicos foram registrados em diversos países e afetaram aeroportos internacionais, aplicativos, redes de televisão nacionais, operadoras ferroviárias, bolsas de valores e outros serviços. As informações são do O Globo.
O portal informou ainda que CEO da empresa global de segurança cibernética e inteligência de ameaças, Crowdstrike, George Kurz, confirmou que a “pane global” desta sexta-feira aconteceu por conta de uma “atualização defeituosa” de um software de cibersegurança, o CrowdStrike Falcon.
O defeito afetou usuários do Windows. Servidores Mac e Linux não foram afetados. Segundo o CEO, o problema não se trata de incidente de segurança nem um ciberataque. A Microsoft disse em comunicado que está tomando “ações de mitigação” em resposta a problemas na prestação de serviço. Porém, não ficou claro se isso estava relacionado às interrupções globais.