Apagão

Apagão cibernético atrasa voos no Aeroporto de Goiânia

Anac acompanha situação

Uma falha em sistemas de segurança tecnológica tem afetado diversos serviços pelo mundo. Em Goiânia, dois voos atrasaram no Aeroporto Santa Genoveva. São eles: o voo 2957, com destino a Confins, em Belo Horizonte, que estava previsto para 06h10 e decolou às 06h40; o outro é o voo 4327, com destino a Campinas, em São Paulo, previsto para 06h e decolou 06h49.  

Todos são da Azul Linhas Aéreas, que confirmou em nota que aconteceu uma interrupção no sistema de gestão de reservas causada pelo apagão mundial. Os sistemas de check-in digital está indisponível. A orientação da companhia é para que os passageiros cheguem mais cedo nos aeroportos para fazer o check-in lá. 

Usuários do Banco Bradesco reclamaram que os sistemas não estavam funcionando. Questionamos a empresa se os problemas estavam ligados ao apagão e aguardamos retorno.  

Os problemas técnicos foram registrados em diversos países e afetaram aeroportos internacionais, aplicativos, redes de televisão nacionais, operadoras ferroviárias, bolsas de valores e outros serviços. As informações são do O Globo.  

O portal informou ainda que CEO da empresa global de segurança cibernética e inteligência de ameaças, Crowdstrike, George Kurz, confirmou que a “pane global” desta sexta-feira aconteceu por conta de uma “atualização defeituosa” de um software de cibersegurança, o CrowdStrike Falcon.  

O defeito afetou usuários do Windows. Servidores Mac e Linux não foram afetados. Segundo o CEO, o problema não se trata de incidente de segurança nem um ciberataque.  A Microsoft disse em comunicado que está tomando “ações de mitigação” em resposta a problemas na prestação de serviço. Porém, não ficou claro se isso estava relacionado às interrupções globais.

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