Cultura

Aldeia Sesc de Artes promove Palco Giratório com espetáculos artísticos

As atrações são gratuitas

PALCO GIRATÓRIO CHEGA A GOIÁS (FOTO: DIVULGAÇÃO)

A 26ª edição do Palco Giratório chega em Goiás dentro da programação da Aldeia Sesc de Artes. As atrações ocorrerão no Teatro Sesc Centro, Teatro Goiânia, Teatro Madre Esperança Garrido e Centro Cultural da UFG, a partir deste sábado (6/7). Os ingressos já estão disponíveis no perfil do Sesc Goiás, no Sympla. O Palco Giratório circulará até dezembro com 404 apresentações e 264 cursos e oficinas, realizadas por 17 grupos artísticos. Espetáculos de teatro, dança e circo compõem a programação dessa edição, que alcançará 80 cidades de 25 estados e Distrito Federal. Todas as atrações são gratuitas.

Neste sábado (6/7), às 15h, haverá a apresentação de “A Fábrica dos Ventos”, com Trupe Lona Preta (SP), espetáculo de comédia que conta a história de um reino onde a vida gira em torno das bexigas. O trabalho, o alimento, o lazer, tudo neste lugar é feito a partir das bexigas.

No domingo (7/7), às 16h30, no Teatro Goiânia, o público poderá conferir “O Circo Fubanguinho”, também da Trupe Lona Preta (SP), espetáculo circense inspirado nas charangas, farsas e bufonarias. E às 18h, o Teatro Madre Esperança Garrido recebe “Adobe (GO)”, solo da intérprete Luciana Caetano que tem como base as modernas técnicas da dança contemporânea e parte da leitura das matrizes históricas afro-brasileiras, com foco nas raízes ancestrais das mulheres negras.

Na terça-feira (9/7), o público pode conferir a apresentação de “PPROCEDIMENTO #6 (MS), com os artistas Jackeline Mourão e Reginaldo Borges, no Teatro Sesc Centro, às 19h. Na tentativa de embaçar os limites entre o real e o imaginário, o espetáculo aciona dispositivos que articulam paisagens, onde a imagem é trabalhada como uma memória de memórias, acionando códigos que distorcem a matéria visível e frágil do corpo.

“O Palco Giratório deste ano traz espetáculos de diversas temáticas, que retratam importantes questões em debate na sociedade, como a musicalidade, a intergeracionalidade, a negritude, a acessibilidade e a inclusão. O circuito também destaca o trabalho de Amir Haddad e Maurício Tizumba, artistas que contribuem para o cenário das artes cênicas brasileiras há mais de meio século”, explica a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha.

Sobre o palco Giratório

O Palco Giratório existe desde 1998 e proporciona ações formativas, espetáculos de teatro, circo e dança para todas as idades. Reconhecido como um importante projeto de difusão e intercâmbio das artes, intensifica a formação de plateias com circulação de espetáculos dos mais variados gêneros. O projeto já contou com a participação de 380 grupos artísticos de todas as regiões brasileiras, oferecendo aproximadamente 10 mil apresentações a um público estimado em 5 milhões de espectadores. 

Os artistas são selecionados por meio de uma curadoria formada por 33 profissionais do Sesc de todo o Brasil. A partir de critérios como diversidade de linguagem, regiões do país, faixa etária e trajetória dos artistas, a curadoria mapeia questões e tendências latentes no contexto atual das artes cênicas brasileiras.

Serviço

Palco Giratório

*Entrada gratuita

Programação:

“Fábrica dos Ventos”

Data: 6 de julho

Horário: 15h

Local: Teatro Sesc Centro

Participantes: Trupe Lona Preta (SP)

“O Circo Fubanguinho”

Data: 7 de julho

Horário: 16h30

Local: Teatro Goiânia

Participantes: Trupe Lona Preta (SP)

“Adobe”

Data: 7 de julho

Horário: 19h

Local: Teatro Madre Esperança Garrido

Participantes: Luciana Garrido (GO)

“PPROCEDIMENTO #6”

Data: 9 de julho

Horário: 19h

Local: Teatro Sesc Centro

Participantes: Jackeline Mourão e Reginaldo Borges (MS)

Deixe uma resposta