Inverno começa nesta quinta-feira e deve ser de temperaturas acima da média; umidade do ar deve cair para até 10%
Umidade do ar deve cair para 10% de agosto a setembro, alerta meteorologista
O inverno, estação considerada a mais fria do ano e que também tem o tempo seco, começa às 17h51 desta quinta-feira (20).
Em Goiás os primeiros efeitos serão mais evidentes no que se refere à umidade baixa, porque o fenômeno favorece condições mais secas até meados da primavera, com chances de prolongamento dessa secura até o início de outubro, de acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás.
Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, municípios goianos devem entrar em nível de emergência, com previsão de mínima da umidade relativa do ar de 10% entre agosto e setembro.
O alerta fica ligado para as queimadas, pois o tempo seco e quente pode acentuar esses episódios entre agosto e outubro. Além do imenso prejuízo ambiental, as queimadas também colocam em risco motoristas que trafegam pelas rodovias do estado, já que a fumaça compromete a visibilidade.
As temperaturas devem ficar um pouco acima da média, mas ainda será preciso deixar os agasalhos a postos nesta estação, principalmente durante as noites e pelas manhãs.