Posição de Ronaldo Caiado abre espaço para Gustavo Mendanha deixar MDB
Gustavo Mendanha: após Caiado oferecer espaço para o MDB na chapa majoritária na eleição de 2022, prefeito de Aparecida de Goiânia demonstra firmeza para continuar na oposição

A última movimentação do governador Ronaldo Caiado (DEM) nas articulações para garantir amplo apoio político à sua reeleição, no próximo ano, pode ter selado de vez a saída do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, do MDB.
Em atitude pouco comum ao seu estilo, Caiado foi até o diretório do MDB, durante uma reunião da direção da sigla na sexta-feira (20/8), e propôs espaço ao partido em uma das vagas para a chapa majoritária na eleição de 2022, vice-governador ou senador.
O ato do governador não deixa margem de dúvidas de que a cúpula do MDB irá se aliar ao governador, sendo a consulta aos filiados do partido uma mera formalidade. Tudo bem para o grupo liderado pelo presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, que demonstra estar confortável com a investida do governador.
Mas a tacada do democrata terá um efeito colateral. Ao que tudo indica, não restará a Gustavo Mendanha alternativa a não ser abrigar-se em outro partido para lançar-se candidato a governador em 2022.
A sinalização de que continuará defendendo candidatura própria – do MDB ou sua – veio logo após a movimentação de Caiado: Mendanha ainda na sexta-feira postou em suas redes sociais uma fotografia dele com a bandeira do Brasil ao fundo e escreveu a frase “E verás que um filho teu não foge à luta”. A frase é interpretada como um claro recado: ele não vai abrir mão de lutar pela candidatura em 2022, novamente: seja do MDB ou dele próprio, em outro partido.
No dia seguinte, sábado, o prefeito postou a seguinte mensagem: “Em minha caminhada, as pessoas que me apoiaram, em 2016, seguem comigo governando. Em 2020, na disputa pela reeleição, aceitei novos apoios, mas não abri mão de quem já estava comigo. Isso é lealdade e companheirismo com quem nos ajuda a ganhar a eleição e governar”.
Além dessas mensagens, há outras evidências de que Mendanha está desconfortável com a aproximação MDB/DEM: além de criticar o governo estadual, o prefeito tem declarado que o partido precisa lançar candidatura, considerando ser dever do MDB participar como protagonista da eleição de 2022. Ele próprio tem se movimentado para que isso aconteça e, naturalmente, o seu nome tem sido divulgado estado afora em diversas visitas que o emedebista tem feito a prefeitos e outras lideranças não alinhadas ao governador.
No sábado, por exemplo, Gustavo Mendanha cumpriu agenda no Sudoeste do estado, passando pelas cidades de Chapadão do Céu, Serranópolis, Rio Verde. Na primeira cidade, foi recebido pelo ex-prefeito Rogério Graxa.
“A cidade [Chapadão do Céu] emancipada por Iris e Maguito e com gestões exitosas possuem os melhores IDHs de Goiás completa 39 anos hoje. Parabéns!”, escreveu em suas redes sociais.
Sobre a passagem por Serranópolis, escreveu: “Na estrada com os amigos ex-deputado federal Heuler Cruvinel e Dr. Osvaldo Fonseca ouvindo lideranças como o ex-prefeito de Serranópolis, Pinheiro. Vamos continuar dialogando por aqui e, em breve, retorno a querida Serranópolis”. (Portal Notícias Goiás)