Há ano Catalão registrava o primeiro caso positivo de Covid-19
Após 365 dias, município soma mais de 6,6 mil infectados e 206 mortes pela doença. O que esperar nos próximos doze meses?
Redação
Há um ano, em 20 de março de 2020, Catalão registrava o primeiro caso positivo de Covid-19 no município. Uma semana depois dos primeiros casos suspeitos do então novo coronavírus (Sars-CoV-2), um jovem que havia retornado do exterior foi o primeiro a testar positivo na cidade.
A primeira morte pela doença aconteceu somente 74 dias depois do primeiro registro, em 03 de junho de 2020, com o falecimento de um idoso, de 84 anos, que estava internado em um hospital particular. Três meses depois, em 08 de setembro, o município chegava a marca de 838 casos positivos e 50 óbitos. Catalão fechou o ano de 2020 com 84 mortes pela doença e 3824 casos positivos.
Em 21 de janeiro de 2021 a cidade ultrapassava 100 mortes pela doença e de daí em diante houve a explosão de mortes no município. Hoje, depois de 12 meses do primeiro caso positivo, Catalão registra 6.678 casos positivos e 206 mortes pela doença. A cidade atualmente está com 95% dos leitos de UTI ocupados, já os leitos de enfermaria estão com 71% da capacidade.
Com um sistema de saúde à beira do colapso, onde mesmo com ampliação de leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) e enfermaria, ampliação de testagem, Hospital de Campanha (Materno Infantil), contratação de profissionais e aquisição de equipamentos de suporte a vida, medicamentos variáveis, EPI’s para os profissionais em alta escala, normas e protocolos e ainda o início da vacinação. As perguntas são: a população fez sua parte e seria possível ter feito mais para evitar o que ocorre hoje? E o que podemos esperar nos próximos 12 meses?