BrasilCoronavírus

Bolsonaro quer pedir uso emergencial de medicamento testado em 30 pessoas

O remédio está sendo desenvolvido em Israel

Redação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou nas redes sociais que vai pedir o uso emergencial de um medicamento para tratar o coronavírus. O remédio está sendo desenvolvido em Israel, mas só foi testado em 30 pessoas.

O experimento está sendo feito no Hospital Ichilov, mas os resultados ainda são preliminares. O medicamento EXO-CD24 foi desenvolvido pelo professor Nadir Arbar, do Centro Integrado de Prevenção ao Câncer. Até o momento, 30 pacientes com Covid-19 receberam o remédio e o resultado foi positivo em 95% dos casos.

Entre os pacientes, 29 melhoraram em dois dias e deixaram o hospital após cinco dias de internação. Apenas um dos pacientes que recebeu o remédio levou mais tempo para se recuperar.

Gabi Barbash, especialista em Saúde Pública do Instituto Weizmann de Ciências, pontuou que é preciso ter cuidado com o estudo. Os testes ainda não foram feitos com grupos de controle, por exemplo.

“Eu teria muita calma com todo tipo de experimento como esse. É um estágio muito inicial, eles ainda não estão comparando o grupo que recebeu o remédio com um grupo de controle. Nós precisamos esperar um longo tempo para analisar esse tipo de iniciativa, eu tenho minhas dúvidas”, declarou Barbash.

Ainda assim, Bolsonaro e Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, afirmam que negociam para que a tecnologia chegue ao Brasil.

Informações: Yahoo Notícias

Deixe uma resposta