CatalãoCoronavírus

Taxa de transmissão da Covid-19 em Catalão é a segunda maior do estado

Estudo de pesquisadores da UFG mostra índice acima de 1,1 na média do Estado, o que não ocorria desde setembro. Em Catalão, valor supera os números da região metropolitana

Redação

A taxa de infecção (Re) do novo coronavírus em Catalão está maior que nos municípios da região metropolitana de Goiânia. De acordo com o cálculo da situação no Estado, feito por grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Catalão ocupa a segunda colocação entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, com o índice de 2,07, situação que não ocorria desde o início da pandemia em meados de abril.

Este número representa uma aceleração da pandemia no município, pois um paciente infectado consegue transmitir o coronavírus para mais de uma pessoa, enquanto que índice menor que 1,0 significa a desaceleração da curva. Em Goiás, desde o mês de setembro a taxa estava abaixo de 1,0, mas o novo cálculo indica um Re de 1,13, com dados até o último dia 11.

Com o índice de 2,07 registrado em Catalão, cada infectado pode transmitir o vírus para mais de duas pessoas. De acordo com o estudo, considerando um grupo de 100 pessoas positivas para Covid-19, outras 207 pessoas podem ser contaminadas pelo vírus.

Ainda de acordo com o estudo, Formosa, nas proximidades de Brasília, tem a maior taxa de infecção do estado, chegando a 2,23, o que significa que 100 pessoas com o vírus transmitem para outras 223. Águas Lindas ocupa a terceira posição, com o índice de 1,81. A capital Goiânia registra 1,27.

Secretaria estadual vai publicar nota informativa aos municípios

De acordo com o Jornal O Popular, a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) está “elaborando uma Nota Informativa direcionada aos gestores municipais alertando sobre esta previsão de aumento de casos, e solicitando aos municípios um planejamento para as ações e medidas de prevenção e controle que estão sendo adotadas”. O documento terá como base a Nota Técnica publicada pelos pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG) que estima a atual taxa de infecção (R) da Covid-19 no Estado e nos municípios com mais de 100 mil habitantes.

Deixe uma resposta